quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Técnica com bola suíça abrevia o trabalho de parto

Método implantado no Hospital Nardini de Mauá incentiva realização de parto humanizado

A utilização da bola suíça antes do trabalho de parto é uma técnica bastante difundida e que reduz substancialmente o desconforto pré-parto, promovendo às gestantes o alívio das dores e melhoria da mobilidade pélvica. Implantado há três meses na maternidade do Hospital Nardini de Mauá, o método alcança 100% de adesão e aprovação das pacientes. Em janeiro, a unidade realizou 143 partos, sendo 90 normais e 53 cesáreas. O hospital é referência para partos de alto risco em toda microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Todas as gestantes que chegam em trabalho de parto são submetidas à técnica, quando há necessidade clínica e de acordo com a preferência da paciente. Uma das principais vantagens da prática é não ser farmacológica, ter simples manuseio e baixo custo de investimento. Todas as orientações de exercícios e posicionamento são supervisionadas por enfermeiros com especialização em Obstetrícia, exigência para a prática. Entre os principais benefícios observados durante o período estão a redução de efeitos colaterais para a mamãe e o bebê; fortalecimento da musculatura; correção postural; alongamento e relaxamento; auxílio para descida do feto ao canal de parto; maior mobilidade da parturiente durante o trabalho de parto e diminuição das dores provocadas pelas contrações uterinas. Os exercícios de rotação lombar são associados com ensinamento de técnicas respiratórias, deambulação e massagens.

“Eu já conhecia todos os benefícios, até comprei uma bola para utilizar em casa porque sei que ajuda a aumentar a dilatação. Dói de qualquer jeito, mas desta forma as contrações aceleram e diminui o desconforto antes do parto. Recomendo a todas as gestantes”, disse Maria Alice Sampaio, 32 anos, que deu entrada ontem (14/02) e é moradora do bairro Feital, em Mauá. A paciente realizou os exercícios durante o dia, em períodos alternados, antes de dar à luz ao segundo filho. “Notamos que o método mostrou-se bastante eficaz para alívio das dores e progressão do parto. Promover o conforto e satisfação para a mulher durante o trabalho de parto estão entre as tarefas mais importantes dos profissionais de Saúde, por isso nosso objetivo é manter e adotar cada vez mais métodos de promoção ao parto humanizado”, explica a coordenadora de Enfermagem da Maternidade, Juliana Antonio dos Santos.

Na concepção da nova Maternidade do hospital, que está em obras, está contemplado espaço ampliado para práticas de humanização ao parto, além da entrega do Centro de Parto Normal, 15 leitos de cuidados intermediários, 10 leitos de UTI Neonatal, 5 leitos da Unidade Mamãe  Canguru e a construção de um novo e moderno Centro Obstétrico.

REFERÊNCIAS – O nome “bola suíça” faz menção à introdução da técnica aperfeiçoada por um fisioterapeuta britânico que viveu no país. O método está em conformidade com a portaria Nº 11, de 7 de janeiro de 2015, que redefine as diretrizes para implantação e habilitação da assistência de humanização ao parto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo parâmetros do Programa Rede Cegonha. Também está classificada, junto a outras recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), na categoria de condutas úteis que devem ser encorajadas no trabalho de parto.

0 comentários:

Postar um comentário