quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Carreta da mamografia começa os atendimentos em Mauá

Carreta da Mamografia na Praça 22 de novembro
Na manhã desta quarta-feira, 8, filas para agendamento do exame
A Carreta Mulheres de Peito, que realiza exames de mamografia gratuitos pelo SUS, começou os atendimentos nesta terça-feira (7/2) em Mauá. O veículo ficará estacionado na Praça 22 de Novembro, no Centro, até o dia 4 de março. A ação, parceria com o governo do Estado, integra o Programa Mauá Mulher, lançado pelo prefeito Atila Jacomussi em janeiro para a prevenção e o combate ao câncer de mama e de colo de útero, além de outras doenças que atingem o público feminino.

O chefe do Executivo compareceu ao local para marcar o início dos atendimentos. A chegada da carreta a Mauá é uma Articulação de Atila ao governo do Estado desde quando era deputado, atendendo solicitação do vereador Admir Jacomussi.

"Quem me conhece sabe da minha luta nesta causa. Estou muito orgulhoso por podermos proporcionar esta ação, que faz as mulheres de Mauá trocaram o câncer pela coragem", ressaltou o prefeito.

O funcionamento da Carreta Mulheres de Peito é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 13h. A capacidade é de realização de 50 exames por dia (20 aos sábados). Além de mamógrafo, o veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

A Prefeitura incrementa a ação com orientação sobre DST/Aids, controle de pressão arterial, cuidados contra a dengue, entre outros serviços, em parceria com o Colégio Renil. São quatro tendas fixadas na Praça, que conta com forte identificação visual da ação para atrair as mulheres.

A primeira paciente a ser atendida pela carreta foi Maria de Lourdes Escudeiro, de 62 anos. A moradora do Jardim Zaíra aguardava pela mamografia há dois anos. "Esta carreta agilizou o processo. Fico feliz não só por mim, mas por todas as mulheres que serão atendidas (mais de 1.000). Já tive de tirar um nódulo no seio, então preciso deste acompanhamento. Precisamos ter coragem e enfrentar a dúvida, já que o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura do câncer de mama", afirmou.

Quem também aprovou a iniciativa foi Marina Mariana do Nascimento, de 65 anos. A moradora do Jardim Oratório foi diagnosticada com câncer de mama há nove anos, e venceu a luta contra a doença graças ao diagnóstico precoce. "Agora preciso fazer a mamografia periodicamente para o acompanhamento clínico", explicou.

A presidente da Rede Voluntária Feminina de Combate ao Câncer de Mauá (Refema), Nancy Targa, também prestigiou o evento, assim como dezenas de voluntárias da entidade.

O prefeito Atila Jacomussi e seu pai, vereador e presidente da Câmara, Admir Jacomussi, estiveram no início dos serviços da Carreta da Mamografia em Mauá.

0 comentários:

Postar um comentário