quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

MAUÁ AVANÇA NO ''RANKING DO SANEAMENTO''

O estudo compara a situação do Saneamento nas 100 maiores cidades do Brasil e Mauá se destacou avançando da posição 62º (2011) para a 21º (2015).

Os índices da cidade estão muito à frente dos indicadores do país. Do total da população de Mauá cerca de 93% conta com coleta de esgoto e 70% com serviço de tratamento de esgoto prestado. Atualmente são tratados mais de 50.000.000 de litros de esgoto por dia na cidade.

O estudo do Instituto Trata Brasil, feito em parceria com a GO Associados mostra que o Brasil evoluiu pouco comparativamente aos últimos anos. 

O país ainda tem mais de 34 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada e com relação aos esgotos, esse indicador é ainda pior. Em 2015, ano utilizado para o estudo com base nos dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS, os indicadores apontam que metade da população do país conta com coleta de esgotos (50,3%), mas apenas 42% dos esgotos do país são tratados. 

Essa realidade do país, retratada no estudo, vem mudando e já apresenta melhoras em algumas cidades como Mauá, na região Metropolitana de São Paulo. O município teve em pouco tempo uma evolução significativa avançando da posição 62º (2011) para a 21º posição nesse novo estudo de 2015.

O avanço do município de Mauá se deu após investimentos da ordem de 240 milhões que proporcionaram a ampliação do Sistema Público de Esgotamento Sanitário e a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto na cidade.

Do total da população de Mauá cerca de 93% conta com coleta de esgoto e 70% com serviço de tratamento de esgoto prestado e o objetivo da concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário na cidade, é chegar em 200%, sendo 100% de coleta e 100% de tratamento.

As principais ações já foram realizadas, como a operacionalização dos coletores tronco, implantados em todas sub-bacias que margeiam os principais córregos do município e a plena operação da ETE - Mauá que já tem capacidade para receber o esgoto de toda a cidade até a data final do contrato em 2043. Atualmente são tratados mais de 50.000.000 de litros de esgoto por dia em Mauá.

Agora a concessionária foca na realização de intervenções para interligações das redes de esgoto aos coletores tronco, atendendo assim os 30% restantes, para encaminhar todo o efluente do município à ETE - Mauá.

Os dados levantados no Ranking do Saneamento concluem que o avanço da coleta e tratamento dos esgotos impacta diretamente na saúde e qualidade de vida da população. Ou seja, ao alcançar bons índices de desenvolvimento de saneamento, os municípios registram também melhorias na saúde, educação e economia da cidade, além do ganho ambiental.

Uma ótima notícia para a cidade de Mauá, pois o município acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê. Dos 35 quilômetros do Tamanduateí, nove quilômetros que passam por Mauá ficarão completamente livres do lançamento de esgotos em estado bruto.

O Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades do país é publicado desde 2009 pelo Instituto Trata Brasil e sua metodologia atual foi desenvolvida pela GO Associados. Os dados utilizados são dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS – ano base 2015.

Por Odebrecht Ambiental - Redação

0 comentários:

Postar um comentário