quinta-feira, 10 de maio de 2018

As Fases da Lua


As mudanças na aparência da parte visível da Lua de acordo com a sua posição em relação à Terra e ao Sol são chamadas de Fases da Lua, podendo ser nova, crescente, cheia ou minguante, em um ciclo que dura em torno de 29 dias.

Em Mauá, o Colégio Renil aposta em atividades lúdicas para que os alunos alcancem maior compreensão do conceito e possam aprender de forma interativa e divertida um pouco mais sobre o satélite natural da Terra.

Os alunos das sete salas do Segundo Ano do Ensino Fundamental, puderam trabalhar e se aprofundar no estudo das Fases da Lua em uma ação que envolveu algo que está presente na rotina das crianças: bolacha recheada. Cada professora desenvolveu essa com sua respectiva turma.

Os estudantes trouxeram de casa um pacote de bolachas recheadas e montaram uma espécie de painel, colado em um prato descartável. No painel, a Lua era representada pela bolacha, e a parte visível e iluminada, pelo recheio. Assim, a Lua Nova foi retratada apenas pela bolacha, sem recheio, enquanto que a Lua Cheia foi simbolizada com o recheio completo, em formato de círculo. Para reproduzir as luas Crescente e Minguante, a parte do recheio equivalente à parte não visível da Lua foi retirada, deixando assim o formato como se costuma visualizar cada fase.

Como era de se esperar, a atividade foi um sucesso e as crianças ficaram muito empolgadas em compartilhar o seu experimento e seu aprendizado.

O Colégio Renil, em Mauá, atende crianças dos ensinos Infantil e Fundamental, e está localizado na Rua Luiz Lacava, 245 – Centro. O telefone para contato é o 11 4541 3325, ou o 11 4541 3900.














0 comentários:

Postar um comentário