sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Tomar gelado, ingerir bebidas alcoólicas e permanecer com o ar condicionado ligado estão entre os principais vilões “indispensáveis” do verão


Cuidar da voz é praticamente uma questão de condicionamento físico. Ela precisa ser cuidada e bem trabalhada para ficar forte e assim, aguentar as variações de temperatura, a vida social, as festas, o trabalho e a rotina, principalmente no verão e nas férias que se aproximam.

A fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, da clínica Zambotti & Duran da capital paulista, começa por um item bem controverso que muitos acham que é mito: “o excesso de bebida gelada durante o verão e as mudanças muito bruscas de temperatura causam um aumento de muco na região das pregas vocais. A dica é: antes de engolir bebidas muito geladas ou um sorvete, por exemplo, mantê-los na boca por alguns segundos antes de engolir é uma  indicação importante. Além disso, evitar as pedras de gelo em qualquer bebida é essencial para manter a boa saúde da voz”, explica a fono.

Ana lembra ainda que o álcool também irrita o trato digestivo e altera a qualidade vocal. “É um mito dizer que as bebidas alcoólicas aquecem a voz, o excesso de álcool pode até gerar um efeito agradável de relaxamento, mas também tem o efeito de anestésico e com as pregas vocais "amortecidas", não conseguimos controlar o esforço que utilizamos ao falar e podemos exagerar, causando um grande desgaste. Por isso é tão comum a rouquidão pós festas.

Mesmo com as temperaturas lá em cima, a especialista fala que é importante evitar permanecer muito tempo em ambientes com ar condicionado. “O aparelho compromete a respiração e resseca as vias respiratórias e assim, é preciso fazer um esforço muito ao falar, além de prejudicar a qualidade de voz que fica com a ressonância mais baixa”, completa Ana Duran.



FONTE: Ana Lúcia Duran
Fonoaudióloga clínica (graduada pela EPM/UNIFESP) e educacional (responsável pelo projeto oficina de linguagem do colégio Cermac/ vencedor do PNGE - Prêmio Nacional de Gestão Educacional/2015), pós graduada em psicomotricidade.

0 comentários:

Postar um comentário