sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Cientista da NASA diz que asteroide pode nos destruir e não há o que fazer


No encontro anual da União Americana de Geofísica, em São Francisco, cientistas da NASA afirmaram que a Terra não está preparada para asteroides ou cometas que possam destruí-la de surpresa. “O maior problema, basicamente, é que não tem absolutamente nada que a gente possa fazer no momento”, afirmou Joseph Nuth, pesquisador do Goddard Space Flight Center da NASA.

Segundo Nuth, grandes asteroides e cometas que possam extinguir a humanidade são extremamente raros, mas eles tendem a nos ameaçar a cada 50 ou 60 milhões de anos. Se a estatística estiver correta, é melhor começarmos a olhar para o céu já que o último corpo do tipo passou por aqui há 65 milhões de anos — e destruiu todos os dinossauros da face da Terra.

Nuth citou um exemplo crítico de 2014, quando um cometa passou raspando por Marte. Os cientistas só tomaram conhecimento dele 22 meses antes do perigoso encontro — um tempo curtíssimo para preparar qualquer tipo de ofensiva na Terra.

A solução, segundo o pesquisador, pode ser a construção de um foguete que ficaria de prontidão para interceptar objetos perigosos. Isso poderia nos proteger de asteroides vindos de lugares difíceis de observar, como o Sol.


A missão exigiria uma aprovação do Congresso americano. Mas a NASA já tem realizado simulações do que aconteceria caso fôssemos atingidos e vem estudando o tema em conjunto com o órgão norte-americano responsável pela segurança nuclear.

Via Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário