segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Satélite criado por estudantes brasileiros será lançado no Japão

O UbatubaSat foi construído em parceria com o Inpe e a Agência Espacial Brasileira


Um satélite construído por estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves (ETEC), em Ubatuba, em São Paulo, será lançado nesta sexta-feira (9) no Centro Espacial Tanegashima, no Japão.

Realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), a ideia do projeto surgiu quando o professor de matemática Cândido Moura descobriu que uma empresa americana tinha criado uma tecnologia para desenvolver foguetes de baixo custo e estava vendendo kits de microssatélites.

O projeto logo recebeu o apoio do Inpe, que encarregou um de seus pesquisadores, Auro Tikami, para redesenhar o equipamento. "Vai ser o primeiro satélite brasileiro desta classe totalmente projetado e construído no Brasil a funcionar em órbita", disse Moura em nota oficial. 

Seis alunos do ensino fundamental participaram do desenvolvimento do foguete. Eles tiveram ainda a oportunidade de ir para o Japão e para os Estados Unidos, onde visitaram a sede da NASA. 

O satélite ganhou o nome de UbatubaSat e levará consigo duas cargas úteis: uma com um gravador chip com uma mensagem da escola para ser transmitida em órbita; e outra com um experimento do Inpe para estudar as bolhas de plasma da atmosfera, fenômenos que compromete a captação de sinais de satélite e antenas parabólicas em países localizados na linha do Equador.

Após o lançamento, o UbatubaSat ficará na Estação Espacial Internacional e será colocado em órbita no dia 19 de dezembro.

Via Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário