terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Primeiro pedido de patente da Unesp em Internet das Coisas (IoT)

Projeto trabalha com Sistema e Método de Comunicação Sem Fio Inteligente

Divulgação


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques, assinaram, nesta segunda-feira (12), às 10 h, no Rio de Janeiro, o Termo de Cooperação Institucional sobre Internet das Coisas (IoT). O objetivo do acordo é unir esforços para a elaboração de um Plano Nacional de IoT para alavancar o desenvolvimento da nova tecnologia no país. 

A primeira ação da parceria é a realização de um estudo técnico pelo consórcio McKinsey, CPqD e Pereira Neto, com apoio financeiro do BNDES, para o diagnóstico e a proposição de políticas públicas em Internet das Coisas.

Em agosto deste ano, a Agência Unesp de Inovação depositou o primeiro pedido de patente da Unesp em IoT: uma tecnologia desenvolvida pelo Prof. Eduardo Godoy, professor do do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unesp de Sorocaba.

Pesquisador do GASI (Grupo de Automação e Sistemas Integráveis), Godoy, em  parceria com a AUIN, fez o pedido de patente junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior.

O pedido de Patente de Invenção (PI), realizado junto ao INPI sob o número de Nº do Pedido: BR 10 2016 018600 5, foi resultado de pesquisa coordenada pelo docente em parceria com ex-alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Unesp Sorocaba: Murilo Fregonesi Falleiros e Thiago de Almeida Oliveira (também ex-aluno de Mestrado em Engenharia Elétrica pela Unesp de Bauru).

O título da invenção é Sistema e Método de Comunicação Sem Fio Inteligente utilizando Rede ZigBee para Aplicações com Mobilidade de Dispositivos. Ela descreve um sistema e método de comunicação sem fio inteligente utilizando o protocolo ZigBee para aplicações com mobilidade de dispositivos na rede.


Compreende mais especificamente uma comunicação sem fio automática para aplicações que possuem ou requeiram mobilidade dos dispositivos conectados na rede, utilizando uma tecnologia, padronizada mundialmente, de rede sem fio de baixo custo e potência (protocolo ZigBee) em grandes áreas, com grande número de dispositivos e com extenso potencial de aplicação, automatizando o processo de monitoramento remoto de dados em larga escala.

Tais propriedades apresentam-se cada vez mais essenciais atualmente, uma vez que revoluções tecnológicas, como a internet das coisas (IoT), demandam esse tipo de tecnologia.

Ainda de acordo com o Prof. Eduardo, o auxílio da AUIN, na pessoa da Gerente de Propriedade Intelectual, Fabíola de Moraes Spiandorello, em todas as fases de escrita e pedido de patenteamento da invenção, foi de grande importância e indispensável.

Maiores informações a respeito da tecnologia alvo do pedido de patenteamento descrito podem ser obtidas diretamente com o Prof. Eduardo Paciencia Godoy.



Da Redação JT

0 comentários:

Postar um comentário