sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Dicas para não descuidar da saúde bucal durante as férias

Os cuidados com a boca devem ser constantes, inclusive no período de descanso

As férias estão se aproximando e, nesta época, os planos da maioria das pessoas inclui viagens, descanso e programas diferenciados. Durante esse período, é muito importante redobrar o cuidado com a higiene bucal, principalmente das crianças, pois a temporada também é marcada pelo alto consumo de guloseimas. 

De acordo com Rosane Menezes Faria, dentista especialista, mesmo durante as férias é preciso manter a prática de cuidados bucais. “Com tantas atividades é comum sair da rotina. No entanto, vale a pena lembrar que é essencial fazer uma boa higiene dos dentes ao menos três vezes por dia, após as principais refeições. Se possível, leve um kit de higiene bucal na bolsa para que a escovação possa ser feita mesmo fora de casa”. 

A especialista ainda ressalta que o período de férias também é importante para prestar mais atenção na hora em que as crianças escovam os dentes, principalmente após o consumo de alguns alimentos que dificultam a escovação e geram bactérias responsáveis pelas cáries, como os açucarados e gordurosos. “Outra dica importante é aproveitar o tempo de folga para agendar uma consulta ao dentista e realizar um check-up completo, evitando assim possíveis complicações antes de voltar às atividades cotidianas”.

Para passar as férias com a saúde bucal em dia, Rosane separou três passos importantes. Confira:

1.       Escove os dentes no mínimo três vezes por dia - A escovação deve ser feita sempre após as principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua, e facilitar a limpeza dos dentes posteriores. Não esqueça do fio dental, que deve ser passado entre todos os dentes sempre após a escovação;

2.       Não abuse de doces e refrigerantes – Mesmo nas férias, não deixe de optar  por alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Consuma alimentos açucarados com cautela, pois eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva;

3.     Em casos de traumas, procure um especialista – Nos casos de traumatismo dentário é importante agir nas primeiras horas e procurar um dentista com urgência. Nas ocorrências mais graves, como a quebra de um dente, pegue o fragmento do dente e coloque-o num frasco com água até chegar ao consultório.

0 comentários:

Postar um comentário