segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

USUÁRIOS DO TERMINAL METROPOLITANO JABAQUARA TERÃO TESTES PARA HIV NESTA TERÇA

O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, realizará no próximo dia 13 de dezembro, das 8h30 às 17h30, no Terminal Metropolitano Jabaquara, Plataforma A, numa ampla ação de testagem para detecção do vírus HIV.
Empresa Metropolitana  de Transportes Urbanos – EMTU/SP
Tels: (11) 3113-4798/3113-4799

 Serão utilizados 500 kits (TR fluído oral HIV), além da distribuição de 14 mil preservativos masculinos, 2 mil femininos e 8 mil sachês de gel lubrificante.

O teste rápido por fluído oral é simples, rápido e indolor. O resultado pode ser obtido no mesmo dia, com privacidade e sigilo. Em caso de diagnóstico positivo, a pessoa é direcionada para serviços de referência na rede pública de saúde. “O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. Além disso, se alguém tem vírus e não sabe, pode transmitir involuntariamente. É fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

A campanha anual, iniciada em 2008 pelo Governo do Estado, tem por objetivo estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste anti-HIV, em especial os grupos mais vulneráveis (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, usuários de drogas).

Levantamento do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP mostra que embora os casos de Aids estejam diminuindo, a detecção das novas infecções pelo HIV cresceu seis vezes, nos últimos 10 anos entre jovens gays no Estado de São Paulo. A taxa anual de detecção de novas infecções em 2015 foi de 17,2 por 100 mil habitantes, contra 9,1 em 2006, considerando ambos os sexos. O aumento é muito maior entre os homens (de 11,5 para 28,4) que entre mulheres (de 6,7 para 7,3). Neste período, houve um aumento de 121% nas novas infecções pelo HIV entre homens que fazem sexo com homens.

 “Apesar da redução, cerca de sete pessoas morreram diariamente por causa da doença em 2015. Desde 1985, ano do primeiro óbito por aids, até 2015, 111.393 pessoas faleceram por aids em SP”, segundo Maria Clara.

 “Dentro do seu programa de Responsabilidade Social, a EMTU promove ações na área da saúde em terminais metropolitanos, para conscientização dos usuários quanto às doenças e suas consequências. A empresa acredita que ao realizar essas campanhas, contribui para a redução dos problemas de saúde pública”, afirma Joaquim Lopes, Diretor-Presidente da EMTU/SP.

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizam testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, durante o ano todo. São 135 CTA em todo Estado.

Saiba onde fazer o teste no site: ligue para Disque DST/Aids – 0800 16 25 50 ou entre no site: www.crt.saude.sp.gov.br

Serviço:
Testagens e distribuição de folhetos e preservativos
Data: 13/12
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Rua Nelson Fernandes - Jabaquara – Plataforma A   

Assessoria de Imprensa


Descrição: Descrição: cid:image001.jpg@01CE70EF.D0B8A6E0 

0 comentários:

Postar um comentário