sábado, 10 de dezembro de 2016

Ministério público pode investigar vereadores em Mauá

Parlamentares barraram projeto que previa cortes de centenas de cargos comissionados.

Foto reprodução


Numa espécie de “trava protetora”, vereadores de Mauá empurraram para 2017 a votação da proposta que cortaria o número de cargos nomeados no município. O projeto havia sido enviado à Câmara pelo atual prefeito, Donisete Braga (PT) e extinguiria mais e 400 funções apadrinhadas, além de exigir que 30% dos cargos restantes fossem ocupados por servidores de carreira.

Vereadores aliados do prefeito eleito, deputado estadual Atila Jacomussi (PSB), promoveram uma verdadeira batalha de bastidores buscando evitar a aprovação do projeto que também não teve “resistência acirrada” por parte dos demais parlamentares. A proposta ficou travada na Comissão de Justiça e Redação, presidida por Wagner Rubinelli (recém-expulso do PT). O presidente da Câmara, Marcelo Oliveira (PT), limitou-se a declarar que: “fiz a minha parte, que é encaminhar o projeto às comissões e estamos aguardando os pareceres”.

O Ministério Público, que ajuizou ação civil por entender que Donisete havia promovido um número excessivo de cargos comissionados, garantiu que vai investigar se a Câmara “atuou para preservar os cargos indevidamente”, reforçando possíveis irregularidades cometidas pelos atuais vereadores na tramitação do projeto.

Em Osasco, o vereador Valdomiro Ventura negou se apropriar de parte dos salários dos assessores ou manter funcionários fantasma

Com isso, para a próxima legislatura, as funções nomeadas e que garantem emprego a apadrinhados dos políticos eleitos continuarão nas mesmas proporções, salvo se o Ministério Público, que tem como responsável pela área de patrimônio público o promotor Paulo Henrique Castex, conseguir reverter a situação.

Na última semana, em Osasco, prefeito e vereadores foram presos por uma investigação e ação eficiente do Ministério Público, em situação similar envolvendo cargos e funções públicas, numa operação chamada de “Caça Fantasmas”. 


(Com informações do DGABC)

0 comentários:

Postar um comentário