segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

No Dia do Forró, mais de 100 forrozeiros vão se reunir na Estação do Brás no evento Viva Gonzagão

Coletivo de músicos formados pelo projeto Espalha Brasa e Centro de Tradições Nordestinas promete fazer uma grande orquestra entoando grandes sucessos do Rei do Baião, amanhã (13)

Um dos principais patrimônios culturais do Nordeste tem uma data para chamar de sua. Desde 2005, instituído por lei federal, em 13 de dezembro é festejado o Dia Nacional do Forró. A data foi escolhida de forma especial por ser o dia de nascimento do maior mestre da sanfona na história da música brasileira, o rei do baião Luiz Gonzaga (1912-1989).

Em São Paulo, a comemoração da data vai acontecer na Estação Brás da CPTM nesta terça-feira (13), às 12h. Numa parceria entre o projeto Espalha Brasa do Forró e o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), uma grande orquestra de sanfoneiros e grupos de forró promete animar a estação com o evento Viva Gonzagão.   

Cerca de 100 músicos, cantores, sanfoneiros, trios pé-de-serra e bandas de forró de São Paulo vão se reunir para tocar e cantar os grandes sucessos daquele que foi e continua sendo considerado o maior ícone do ritmo até hoje: Luiz Gonzaga. A intervenção artística promete animar os milhares de passageiros que passam diariamente na Estação do Brás, convidando a todos para dançar esse ritmo contagiante.  

Forró em debate   

Para celebrar a data, o CTN juntamente com o Espalha Brasa vão promover para todos esses músicos um debate que tem por tema “O cenário da produção musical do forró: de Luiz Gonzaga aos tempos atuais”. 

O objetivo do debate é fomentar o diálogo sobre como tem se dado a produção musical do gênero forró, desde o sucesso internacional alcançado por Luiz Gonzaga até os tempos atuais, O debate vai permear sobre as possibilidades e desafios, que envolvem o campo da composição, musicalidade e mercado. 

Entre os componentes da mesa que vão discutir o tema estão o jornalista e pesquisador de cultura popular Assis Ângelo, a compositora e cantora Anastácia e o sanfoneiro Oswaldinho do Acordeon, o pesquisador e produtor musical Jorge Mello, além do diretor de carnaval da Dragões da Real Rogério Felix, o cantor e radialista Luiz Wilson, a fundadora da Orquestra Sanfônica de São Paulo Renata Sbrighi e o DJ Ivan Dias – Idealizador do Festival Rootstock e criador do site Forró em Vinil. 

O debate vai acontecer no CTN, na terça-feira a partir das 14h

0 comentários:

Postar um comentário