quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Skate feminino em SBC pode entrar no Guinness Book

No fim de novembro, 75 mulheres participaram de Campeonato Brasileiro no Parque da Juventude



Berço do skate, São Bernardo pleiteia entrar no Guinness Book - Livro dos Recordes - com o Campeonato Brasileiro realizado no último 20 de novembro, no Parque da Juventude. Após registrar 75 inscrições de todo o Brasil, os organizadores garantiram que o número é recorde em se tratando de uma única modalidade, afinal, apenas as praticantes de street tiveram a vez em São Bernardo.
“Vamos ter reunião com a Confederação Brasileira neste sábado (03/12) para falar sobre o assunto e ver como vamos dar entrada ao processo. Um outro evento na Califórnia também juntou várias meninas, mas teve as três modalidades (além do street, o vertical e bowl). Se eu reunisse as três, a gente teria levado bem mais skatistas em São Bernardo”, diz a presidente da Associação Feminina de Skate, Renata Paschini, responsável pelo Campeonato Brasileiro.
“Sempre tivemos média de 30 mulheres em competições de street e esperávamos no máximo 50 no dia 20. Veio até menina do Amazonas. Fomos pegos de surpresa, não estávamos preparados e tivemos que negociar com os juízes para prorrogar os horários. Começou nove da manhã e só terminou às nove da noite”, recorda Renata.
Questionada sobre o crescimento do skate entre as mulheres, a dirigente diz que há uma relação direta com o empoderamento do sexo feminino. “É um esporte de ação, que estimula a coragem, ousadia e superação. E a mulher quer fazer parte disso”, exlica Renata Paschini. “Além disso, o skate teve altos e baixos e o feminino sempre acompanhou. Quando sobe o investimento, a modalidade se fortalece, e vice-versa.”
Para a presidente da Associação Brasileira de Skate, o sucesso feminino e o recorde de participantes em São Bernardo ainda é impulsionado por dois motivos. Um deles é o fenômeno Karen Jonz, tetracampeã mundial e moradora da cidade vizinha Santo André.
“Ela pegou ascensão do skate, entrou na televisão, na mídia, e aproveitou o investimento do mercado”, opinou a dirigente.
O segundo motivo é a força de São Bernardo no esporte que vai estrear no programa olímpico em 2020, em Tóquio. “Isso (recorde e diversas mulheres no skate) tem relação com a grande influência da pista do Parque da Juventude, que é utilizada apenas pelas mulheres nas terças-feiras, entre 18h e 21h30. É nesse momento que se dá a evolução e integração”, enfatiza Renata, que trabalha para colocar a cidade ainda mais no mapa do skate.

Via ABCD Maior

0 comentários:

Postar um comentário