quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Recém-inaugurado, Expresso ABC tem aprovação de usuários


A CPTM inaugurou nesta quarta-feira (30/11), o novo serviço Expresso Linha 10, popularmente conhecido como Expresso ABC. O itinerário liga diretamente as estações Prefeito Celso Daniel – Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano.
O Jornal acompanhou a viagem realizada pela linha e colheu as impressões dos usuários. O casal Celso da Silva e Valdenice Santana disseram que não sabiam sobre o novo serviço. Por outro lado, Juliana Dutra, que se informou pela página da CPTM no Facebook, estava bastante empolgada para fazer sua primeira viagem. Assim que entrou no vagão, a usuária notou a diferença na menor quantidade de pessoas. “Nem acredito que estou sentada”, exclamou.
Silvana Gomes, também passageira dos trens que fazem o trecho, estava em sua segunda viagem no dia. Quando perguntamos se ela havia aprovado o Expresso, deu risada. “É o paraíso! O fluxo de pessoas é bem menor e a velocidade é quase a de um metrô.” Silvana também nos contou que a viagem feita às 7h30 foi tranquila. “Era para eu chegar atrasada no trabalho, mas, graças à velocidade do Expresso, cheguei mais cedo. Minha amiga, que pegou o trem normal, chegou atrasada”, completou.
A promessa da CPTM, de que a viagem duraria 8 minutos, foi cumprida. O Expresso sai da estação de 30 em 30 minutos, realizando 14 viagens por dia. A linha 10 Turquesa, que faz o mesmo percurso de modo convencional, saiu da Estação Tamanduateí 4 minutos antes do nosso. Quando chegamos à estação São Caetano ultrapassamos o trem lotado, enquanto o Expresso tinha lugares vazios.
Ao final da viagem, avaliamos o que os usuários acharam. Juliana, que fez a viagem pela primeira vez, mostrou-se satisfeita. “O outro era uma luta pela vida, esse é ostentação”, brincou. O casal Celso e Valdenice também aprovou a linha. “É ótimo, eu fiz a viagem sentada”, diz.
O Expresso funciona das 6 às 9h no sentido ABC para São Paulo, e das 16 às 19h de São Paulo para o ABC. O intervalo de circulação do trem também é longo, com saídas de 30 em 30 minutos.
Em entrevista ao Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelisioni, foi informado que estes primeiros dias serão testes, afim de apurar se a demanda é eficiente. “Nós vamos avaliar se 30 minutos está bom, se precisamos reduzir o intervalo e se podemos estender o horário”, afirma.
AMPLIAÇÃO
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira (29), em reunião com os prefeitos da região, que o Expresso ABC poderá ter itinerário ampliado. “Dando certo, nós vamos criar sempre mais serviços.” O governador também informou que recebeu 65 novos trens, que estarão operando em breve.


Via RepórterDiário 


0 comentários:

Postar um comentário