segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Os 5 principais medos dos casais brasileiros

Você tem medo do que? Muitas pesquisas já revelaram os principais medos dos brasileiros em relação a vários setores da vida, como trabalho, saúde e finanças. Mas, você imagina quais são os principais medos quando falamos de um relacionamento afetivo?


A pesquisa realizada pelo Instituto do Casal, entre os meses de setembro e outubro deste ano, revelou uma lista enorme de medos compartilhados pelos casais. Mais da metade dos 508 entrevistados afirmou que o principal medo é de ter doenças na família. Em segundo lugar, veio o medo de ficar viúvo (a). O que isso revela?
Talvez isso nos revele nossa dificuldade como humanos de lidar com a finitude, com situações as quais não temos poder e com a imprevisibilidade que constitui nossas vidas.

“Percebemos na prática clínica que os casais ainda têm muita dificuldade em falar sobre questões importantes como doenças e morte, talvez com a ilusão de que isso não os afetará, não fará parte de suas vidas,” explica Denise Miranda de Figueiredo, psicóloga e especialista em terapia de casal.   “Em nossa pesquisa foi surpreendente o resultado de que o principal medo das pessoas é o de ter alguém doente na família ou ficar viúvo e não outros medos, como ser traído, por exemplo”, diz Denise.   “Acreditamos que esses resultados estão relacionados com a faixa etária da maior parte da população que respondeu a pesquisa, o ciclo vital atual e inseguranças de como conduziriam a família sozinhos”, explica a psicóloga.      O medo de deixar de ser amado (a) aparece em terceiro lugar, seguido de ser traído e de perder o desejo sexual. Para Marina Simas de Lima, psicóloga e especialista em terapia de casal, esses medos representam a forma de vivenciar o amor líquido.   “O conceito do amor líquido é do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Segundo sua análise, vivemos em tempos líquidos, em que nada é feito para durar. Para o sociólogo, as relações terminam tão rápido quanto começam. Os relacionamentos são instáveis porque as pessoas não conseguem criar vínculos e preferem trocar de parceiro (a) a enfrentar os problemas, explica Marina.   “Hoje é comum desfazer casamentos ou uniões para buscar outro relacionamento na expectativa que esse outro parceiro (a) não tenho os mesmos “defeitos”. Porém, as dificuldades da vida a dois sempre vão existir. Como diz o ditado popular: “Trocar de parceiro (a) é trocar de problema”. Irão surgir outras dificuldades e isso se torna um ciclo vicioso. A pessoa não cria vínculos, nem consegue desenvolver habilidades sociais e afetivas para solucionar os conflitos da vida a dois, afinal, qualquer casal tem problemas e isso é natural”, concluem as psicólogas.  



0 comentários:

Postar um comentário