sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Nave russa não-tripulada explode a caminho da Estação Espacial Internacional

Uma nave russa não-tripulada de transporte de suprimentos explodiu sobre a Sibéria 382 segundos (pouco mais de seis minutos) após o lançamento, às 12:57 no horário de Brasília (9:57 EST). Lançado por um fogueteSoyuz-U, o Transport Cargo Vehicle (THC), chamado Progress 65, levava 2,6 mil kg de comida, oxigênio e combustível para a Estação Espacial Internacional (ISS). 

A NASA informou, em seu blog, que os armários da estação estão cheios e que o acidente não afetará a rotina de seus tripulantes, que estão todos em segurança. A Roscosmos, agência espacial russa, informou em um anúncio oficial que perdeu contato com a nave quando ela já estava a 190 km de altitude, e que a maior parte dos fragmentos se decompôs por atrito na atmosfera antes de alcançar o solo. O acidente ocorreu sobre uma região desabitada de relevo acidentado chamada Tuva, próxima à fronteira com a Mongólia.
Segundo a ABC News, moradores da capital regional de Kyzyl, próxima ao local do acidente e localizada 3600 km a leste de Moscou, afirmaram ver uma luz muito forte no céu e ouvir um estampido. Este é o terceiro acidente com uma nave de transporte russa em dois anos. Uma nave de carga japonesa similar agendada para este mês irá levar uma carga completa de suprimentos. 

0 comentários:

Postar um comentário