quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Funcionários da saúde preparam greve em Santo André e Mauá

Trabalhadores da Fundação do ABC (FUABC) que atuam em unidades de saúde em Santo André e Mauá prometem entrar em greve a partir desta quinta-feira (8). A categoria vai se reunir em assembleias para definir os detalhes das paralisações.
Em Mauá, os funcionários se reunirão a partir das 8h, em frente ao Hospital Nardini. Em Santo André, a concentração ocorrerá às 17h, no Paço Municipal. A Fundação do ABC é responsável por administrar UPAs, UBSs e hospitais nas duas cidades.
O motivo é que até agora a primeira parcela do 13º salário não caiu – o valor deveria ter sido depositado até o dia 30 de novembro. De acordo com o Sindsaúde ABC, em Santo André nem mesmo o salário do mês foi pago.
O problema é ocasionado pelo atraso nos repasses que as prefeituras de Mauá e Santo André precisam fazer regularmente para a Fundação do ABC. “O primeiro sinal foi há cerca de dois meses, quando começaram a fatiar o pagamento do vale-transporte”, lembra o presidente do Sindsaúde ABC, Almir Rogério, o Mizito.
Na última sexta-feira (2) os funcionários da Fundação do ABC que atuam em Mauá realizaram assembleia, decretaram estado de greve e prometeram cruzar os braços caso o 13º não fosse pago até o dia 7 de novembro – o que de fato não aconteceu. No caso de Santo André, o estado de greve ainda não foi decretado.
As paralisações não vão atingir a totalidade dos funcionários nas duas cidades. O sindicato garante que pelo menos 30% da categoria continuará trabalhando normalmente, como exige a lei.
Previsões
O jornal questionou a Fundação do ABC sobre os atrasos. Sobre Mauá, a entidade afirmou que “a previsão para quitação dos salários dos trabalhadores da Saúde, assim como dos respectivos benefícios, é a próxima quinta-feira, dia 8 de dezembro”. Já o pagamento do 13º salário “está em tratativa junto à Prefeitura de Mauá” – ou seja, não há data prevista.


Sobre Santo André, a FUABC diz que “a Prefeitura está mobilizando todos os recursos necessários para efetuar os repasses o mais rápido possível à Fundação do ABC, para a viabilização do salário deste mês e do 13º salário”.  A Prefeitura de Santo André comunicou o Sindsaúde que os salários serão depositados na sexta-feira (9), porém não há previsão para o 13º.
O governo Carlos Grana (PT) não informou ao jornal qual é a dívida com a Fundação do ABC. “A Prefeitura não dará detalhes da dívida neste momento, pois os dados estão em fechamento e análise”, diz nota enviada pelo Paço.
FUABC
A Fundação do ABC é responsável por gerenciar alguns dos equipamentos de saúde mais importantes da região, como os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de Mauá e Santo André, os hospitais de Clínicas, Anchieta e Municipal Universitário, em São Bernardo, os hospitais Mário Covas e da Mulher, em Santo André, o Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano e o Hospital Nardini, em Mauá, além de diversas UPAs e UBSs.
O problema de atraso de salários atinge exclusivamente os funcionários da rede municipal de Saúde de Mauá e de Santo André. De acordo com o Sindsaúde ABC, cerca de 2.700 trabalhadores nas duas cidades estão sendo prejudicados pelo problema.
O Sindsaúde diz que já notificou a FUABC sobre a possibilidade de greve nas duas cidades. A paralisação deve contar com a adesão de profissionais como enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos.


Extraído do RD

0 comentários:

Postar um comentário