segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Finanças pessoais em 2017: orientações para planejamento e orçamento mensal diferente

Para ter tranquilidade financeira em 2017, é preciso organizar as finanças e traçar um planejamento que priorize os objetivos e sonhos e considere também os gastos já previstos. Em seguida, é indicado um orçamento mensal diferente, que priorize as metas e não as despesas.
 
De acordo com o educador financeiro presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, a maioria das despesas anuais são recorrentes, ou seja, acontecem todos os anos, e podem ser previstas. "Recomendo que coloque as finanças em ordem agora, fazendo um planejamento para o ano inteiro de 2017. É possível prever os gastos com datas comemorativas – aniversários, férias, Páscoa, Natal, etc. – e de pagamento de impostos e taxas – IPTU, IPVA, matrículas – para, quando chegar o momento de pagar, não ficar no sufoco", orienta.
 O ideal é se organizar para poupar dinheiro mensalmente, garantindo a possibilidade de pagar à vista e com desconto. É preciso também, pensar em uma reserva financeira, para situações emergenciais. Além dos gastos, é imprescindível colocar no papel os objetivos, sonhos que a pessoa e a família desejam realizar, incluindo as crianças.
 A orientação é estabelecer no mínimo três sonhos, um de curto prazo (a ser realizado nos próximos doze meses para adultos e no próximo mês para crianças), outro de médio prazo (entre um e dez anos para adultos e entre um e seis meses para crianças) e um último de longo prazo (a ser realizado a partir de dez anos para adultos e a partir de seis meses para crianças). Caso ainda não faça, considere iniciar a mesada em 2017, pois é uma importante ferramenta de educação financeira.
 Em seguida, é válido começar a praticar um novo orçamento financeiro, que priorize os sonhos e não as despesas. Ao invés de fazer Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo, faça Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos. De acordo com Domingos, é preciso mudar para que a situação melhore. "Não adianta agir da mesma maneira sempre, esperando que as coisas mudem por si só. Somente se começarmos a mudar nosso jeito de agir é que poderemos ter um ano diferente, com menos endividamento e preocupações e mais realizações de vida", lembra.
 Para diminuir as despesas e poupar dinheiro em 2017, é indicado fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, anotar durante 30 dias todos os gastos, separando por categoria (alimentação, transporte, vestuário, educação, guloseimas, etc.) e verificar quais pode diminuir ou eliminar para ter condições de poupar para os sonhos. Antes de comprar algo, pergunte-se se precisa mesmo naquele momento e se tem condições de pagar à vista.
 Conheça quatro passos para melhorar sua situação em 2017, com educação financeira:
- Diagnosticar: saber para onde vai cada centavo do dinheiro, separando por categorias, para ter uma visão ampla e ao mesmo tempo minuciosa dos gastos, podendo diminui-los ou até cortá-los;
- Sonhar: ter objetivos de vida, pelo menos três, de curto, médio e longo prazo, e saber quanto cada um custa e quanto poderá poupar por mês para realizá-los;
- Orçar: praticar um tipo de orçamento financeiro que priorize esses sonhos e não as despesas comuns do dia a dia. Assim que retirar o dinheiro necessário para a realização dos sonhos, viver com o que sobrar, adequando o padrão de vida;
- Poupar: adquirir o hábito de poupar antes de comprar, pois assim é possível economizar e evita comprometer o orçamento com parcelas que podem desequilibrar as finanças, minando as possibilidades de se ter um ano de mais realizações.
 Reinaldo Domingos é educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Mesada não é só dinheiro, e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil



0 comentários:

Postar um comentário