Como parte do pacote de R$ 121 milhões destinados para investimentos
neste ano, a Coop – Cooperativa de Consumo reinaugurará no próximo mês de
dezembro duas unidades de distribuição, que exigiram R$ 17,5 milhões aplicados
em obras e modernização.
Uma delas é a loja Santana, em São José dos Campos, que passou pelo
projeto de reforma mais amplo de sua história, desde que foi instalada no
Município há 30 anos. Esta loja foi o primeiro ponto de distribuição da Coop
inaugurado em 1983 fora dos limites do Grande ABC e exigiu investimentos de R$
11,5 milhões, empregados em várias frentes de trabalho.
A área de perecíveis e retaguarda ganhou tecnologia moderna na cadeia de
frio alimentar, oferecendo maior segurança alimentar e menor impacto ambiental.
A implantação de novo layout e comunicação visual, somada à substituição do piso e teto, garantiu um
ambiente de compra mais arejado, ágil e moderno.
O projeto contempla ainda a expansão, pavimentação e iluminação do
estacionamento com a tecnologia LED e, para completar, as lojas satélites -
também reformadas - ocupam agora um ponto mais estratégico na estrutura da
loja, além da ampliação da drogaria. A reinauguração está marcada para o dia 14
de dezembro.
Dois dias depois (16/12) será a vez dos cooperados que frequentam a
unidade Joana Angélica, em São Caetano, conhecer as novidades incorporadas. A
base do projeto de modernização, orçado em R$ 6 milhões, focou as principais melhorias
implementadas na unidade de Santana, como a substituição da cadeia de frio
alimentar, nova comunicação visual, reforma das gôndolas, expansão da drogaria,
ar condicionado, além da troca do piso do ambiente de loja e do teto.
Além da reforma física, as duas unidades também passarão a contar com
autocaixas, chamados self-checkout, sistema que dá total autonomia para que o cooperado registre sua compra
e faça o pagamento - por meio de cartões de débito ou crédito - sem depender da
ajuda dos operadores de caixa. Seu funcionamento é semelhante aos caixas
eletrônicos das agências bancárias.
Implantado em primeira mão na unidade Industrial, em Santo André, o self-checkout, apresenta dados bem positivos. Desde seu
lançamento, em 30 de agosto último, quase 6% dos cupons emitidos pela unidade
vieram deste novo canal de atendimento, percentual que teve seu maior pico no
feriado de 7 de setembro, quando chegou a 10%. Por se tratar de um serviço novo
no comércio varejista brasileiro, estima-se que o potencial de crescimento seja
entre 7 e 11%.
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