sexta-feira, 18 de novembro de 2016

UFABC fecha escola preparatória em Mauá

A UFABC (Universidade Federal do ABC) anunciou nesta semana que irá encerrar as atividades de sua escola preparatória, localizada em Mauá. Segundo a coordenação da instituição de ensino, a medida foi uma saída encontrada perante ao atual cenário vivido pela universidade, que enfrenta dificuldades orçamentárias,
Inaugurada em 2013, a EPUFABC (Escola Preparatória da UFABC) tornou-se desde então uma opção para alunos de Mauá que desejavam reforçar seus estudos com o objetivo de ingressar em uma instituição de Ensino Superior. A primeira turma de alunos com enfoque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve 160 estudantes, número que passou para 240 em 2014 e 380 neste ano.
No entanto, com dificuldades financeiras, a UFABC se viu obrigada a encerrar as atividades da unidade. “É com muito pesar que a coordenação da Escola Preparatória vem por meio desta nota informar a interrupção de nossas atividades na cidade de Mauá por tempo indeterminado, por motivos orçamentários que infelizmente fogem ao nosso controle administrativo”, destacou a diretoria da escola preparatória em comunicado divulgado na internet.
 fechamento da unidade praticamente esgota todas as esperanças da região ter mais um campo da universidade. Em 2013, na abertura da EPUFABC, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), disse que a ação representava o primeiro passo para a instalação de um campus na cidade, promessa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda em 2010.
Embora a universidade relate corte de gastos em seu orçamento, conforme já noticiado pela reportagem, o MEC (Ministério da Educação) destacou ontem que “os valores garantidos para (a universidade em) 2017 serão maiores do que os encontrados pela atual gestão, quando assumiu em maio de 2016”.
O ministério ainda destacou que a decisão de fechar a unidade cabe somente à direção da universidade. “Conforme previsão em lei, as instituições são autônomas administrativamente e financeiramente, cabendo a elas gerir os recursos repassados pelo Ministério da Educação da forma que achar conveniente.”
Segundo a coordenação da EPUFABC, mesmo com o fechamento da unidade, todos os moradores de Mauá “interessados em participar do nosso curso preparatório estão especialmente convidados a se inscrevem para o nosso processo seletivo para o campus de Santo André”.

Via Diário do Grande ABC

0 comentários:

Postar um comentário