quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Escritores do Grande ABC recebem incentivo financeiro do Governo do Estado de São Paulo

Conhecido por revelar novos autores, os editais de incentivo à criação literária do ProAC selecionaram três autores de São Bernardo do campo nas categorias prosa e texto infantojuvenil

Três escritores de São Bernardo do Campo foram contemplados nos editais de incentivo à criação literária do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, concurso conhecido por revelar novos autores. Selecionados nas categorias prosa e infantojuvenil, os contemplados vão receber bolsa de R$ 10 mil para redigir seus livros ao longo de 2017.
Autor do livro "No coração da Amazônia", que ganhou o Prêmio Jabuti em 2008, o escritor Manuel Filho foi premiado na categoria "texto infantojuvenil" e irá escrever o livro "O menino que queria ser prefeito". Trata-se de uma aventura com fundo histórico sobre os primórdios da TV aberta no Brasil e a importância do cinema para a construção da identidade visual brasileira. A história será ambientada na Cidade da Criança, primeiro parque temático do país, localizado em São Bernardo do Campo.
 Já o dramaturgo Ronaldo Ventura foi premiado na "categoria prosa" e irá produzir seu terceiro livro chamado "Pesadas Sacolas", formado por pequenos contos sobre o cotidiano. Outro autor premiado nesta categoria é Vinícius Canhoto Gomes Machado, que irá escrever o romance "Beijos para Benjamin". O livro narra a história do filósofo Walter Benjamin com seus amores e amigos durante os anos dourados na década de 20.
 Além dos editais de literatura (dramaturgia, prosa, poesia, texto infantojuvenil, HQs, estímulo à leitura em bibliotecas e publicação de livros), já foram anunciados os selecionados dos concursos de teatro (produção, circulação e primeiras obras), dança (produção, circulação e primeiras obras), artes cênicas (produção e circulação voltado ao público infantojuvenil; e circulação para a rua), festivais de artes I e II, circo(produção de número circense), artes visuais (obras e exposições, livro do artista e espaços independentes), museu (difusão e preservação de acervos museológicos), música (gravação com circulação de canção, música popular instrumental e erudita), culturas populares e tradicionais, negras, indígenas, manifestações LBGT, saraus culturais, economia criativa, hip hop, aprimoramento técnico-artístico, território das artes, publicação de conteúdo cultural, artes integradas I e II e audiovisual (ações de fomento, projetos de longa-metragem e finalização de longa-metragem).


0 comentários:

Postar um comentário