segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Bombeiros controlam incêndio em fábrica

                 Atualizada às 15h38
O incêndio que atingiu a fábrica de aerossóis em Diadema nesta manhã está controlado pelo Corpo de Bombeiros. Ainda há pequenos focos apenas no interior da empresa. Até o momento, foram confirmadas nove vítimas, sendo quatro com queimaduras em 40% do corpo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teve ínicio por volta das 9h30.
A Imã Aerossóis atua no ramo de inseticidas, cosméticos e produtos aerrosóis e, de acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a empresa solicitou licença ambiental prévia de instalação em abril de 2016. Mas, como não foram apresentados  todos os documentos, não obteve a autorização. Os técnicos ainda não puderam entrar na área do incêndio para uma melhor avaliação, por orientação do Corpo de Bombeiros.
Foram mobilizadas 26 viaturas e 78 homens para controlar as chamas. Ao lado do endereço incendiado funciona uma fábrica de espumas e estofados, o que aumentava a preocupação da equipe, que trabalhou rapidamente para fazer o isolamento das chamas. Havia riscos de novas explosões e focos de incêndio devido à natureza inflamável dos produtos. Houve relatos de latas de spray sendo lançadas entre as explosões. 
Segundo major do Corpo de Bombeiros Eduardo Drigo da Silva, à princípio, os equipamentos de combate e prevenção ao incêdio da empresa não estavam em condições necessárias para o uso. "Foi relatadao que o sistema de hidrantes não entrou em funcionamento no momento devido."
O funcionário da Imã Aerossóis, Alex Sandro Nunes da Silva, 35, estava trabalhando no almoxarifado quando ouviu a primeira explosão. "Ainda tentei apagar com um extintor, mas não consegui porque o fogo já estava bem alto. Larguei tudo e sai correndo."
Em nota, a Prefeitura de Diadema informou que os funcionários da empresa operavam uma empilhadeira próximo da área de reciclagem, onde teve início o incêndio e, consequentemente, a explosão.
De acordo com os Bombeiros, as ruas Rua Emir Macedo Nogueira e Rio de Janeiro, no Bairro Casa Grande, continuam interditadas devido ao forte cheiro de material químico. Fábricas vizinhas não foram atingidas pelas chamas, mas tiveram que ser evacuadas.
A Secretaria de Defesa Social da cidade deslocou funcionários para o local para auxiliar no atendimento à ocorrência junto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O Sindicato dos Quimicos do ABC acompanha o caso e informou que aguarda coleta de informações para emitir nota oficial sobre o incêndio na empresa Imã Aerossóis.  
(Com informações de Caroline Garcia e Daniel Macário)

Via Diário do Grande ABC

0 comentários:

Postar um comentário