sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Psol tenta barrar redoma da Câmara de Sto.André

 
Psol de Santo André entrou com representação no Ministério Público contra construção de redoma de vidro na Câmara andreense. No documento, o presidente do diretório do partido na cidade, Ricardo Alvarez, pede a interrupção de processo licitatório que se iniciou na semana passada para a colocação de placas que vão separar os vereadores do público.
“Na minha leitura, esses vidros mexem com a estrutura, que foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), mexe com a história. O Paço tem de ser preservado. Além disso, nunca houve ato que justifique colocar essas placas. No período político em que vivemos, queremos nos aproximar das pessoas e não nos afastar”, ponderou. Alvarez também protocolou pedidos de esclarecimento no Condephaat e fez petição pedindo interrupção do processo licitatório pelo órgão.
Segundo o presidente da Câmara, bispo Ronaldo de Castro (PRB), no entanto, o Legislativo já conseguiu aprovação do Condephaat e aguarda posicionamento do conselho do patrimônio municipal. “Você quer atender munícipe? Usa o gabinete. Manda ele (Alvarez) entrar com uma representação contra a Câmara de São Bernardo, contra todas as Câmaras que têm proteção. Manda ele vir aqui quando a pessoa pulou. Eu nem estou sabendo desta representação, estou sabendo por vocês”, disse Ronaldo, exaltado.
Motivo de polêmica, a redoma, com licitação estimada em R$ 50 mil, tem sido criticada e questionada pelos parlamentares nos últimos dias. “É um absurdo esse vidro. Um desrespeito com os vereadores. Ele (Ronaldo) abriu a licitação sem conversar com a gente. Eu sou a favor da democracia, de dialogar, e se maioria optar pelo vidro, que se coloque. Mas não houve conversa”, disse Luiz Zacarias (PTB), futuro vice-prefeito de Santo André. “Eu acho que é um momento de aproximação com a população e não de separação. Não há antecedentes de agressão que justifiquem essa medida”, complementou Edson Sardano (PTB). “Acho equivocada essa atitude. Não houve violência contra os vereadores desta Casa. Sou a favor de ouvir os 21 vereadores”, falou Bete Siraque (PT).
Visivelmente irritado com a situação, Ronaldo ironizou a postura dos companheiros. “Antes eram só três vereadores contra (o projeto da redoma). Isso todo mundo sabe. Vocês já publicaram exaustivamente sobre o vidro, todo mundo sabe. É que é política. Eles (vereadores) acham que são antigos na casa e que isso é algo que tem que se conversar. Falam coisas que não sabem. Segunda-feira vamos discutir tudo isso, em uma reunião. Só quando alguém morrer é que eles vão querer uma atitude. Brasil é assim: espera acontecer, depois faz alguma coisa”, afirmou.

Via Diário do Grande ABC

0 comentários:

Postar um comentário