quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Diadema comemora Consciência Negra com muita festa e cultura

Programação se estende por todo o mês e conta com shows, exposições, palestras e cursos

No mês da Consciência Negra, Diadema realiza programação especial com eventos que ressaltam a importância da cultura afrodescendente no País e o quanto ela está presente nos campos das artes e da criatividade. Comemorado em 20 de novembro, o dia foi oficializado nacionalmente para lembrar a morte de Zumbi, negro e líder do Quilombo dos Palmares que morreu em 1695 lutando por liberdade.
Kizomba, Consciência Negra - Diadema no Centenário do Samba, Negritude em Festa é o tema escolhido para viabilizar essa série de ações artísticas que acontece nos centros culturais da cidade. A maioria dos eventos tem entrada gratuita.
O tema é também uma homenagem ao samba, ritmo musical criado por negros no Brasil e que este ano completa cem anos. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, em 2005 o Samba tornou-se Patrimônio da Humanidade, titulo concedido pela Unesco.
A grade de apresentações compõe-se de várias atrações. Entre elas, o show da banda mineira Berimbrown, no próximo dia 18, no Teatro Clara Nunes; palestra com o fotógrafo Marco Aurélio Olimpo abordando o negro no contexto do cancioneiro popular, dia 16, na Biblioteca Olíria de Campos Barros, e exposição no MAP Diadema com trabalhos de artistas consagrados.
Serão realizados ainda saraus literários, exibições de animação e de documentário sobre a cantora Leci Brandão. No Cine Eldorado o público poderá assistir na Sessão Spike Lee a dois filmes do cineasta americano que ao realizar seus trabalhos põe foco na questão racial.
Outra homenageada é escritora Carolina de Jesus que é motivo de exposição na Biblioteca Olíria de Campos Barros. Haverá também contação de história, roda de leitura, teatro e apresentação de ritmistas e passistas da escola de samba Eldorado Estação do Samba.

Confecção e História da Boneca Abayomi

Para quem gosta de desenvolver atividade em grupo, a oportunidade é participar da oficina Confecção e História da Boneca Abayomi ministrada pela arte-educadora Maria Dias. O curso acontece nos centros culturais Promissão e Wladimir Herzog e a proposta é mostrar que cada pessoa pode fazer sua própria boneca, desmistificando a cultura da industrialização e valorizando a peculiaridade de ser ela, a boneca, uma peça única. “Feita de nós em panos a boneca se torna um símbolo de empoderamento e resgate da história de quem a faz, seja ela criança ou adulto”, ressaltou Maria Dias.

Abayomi quer dizer em Iorubá “encontro precioso que traz felicidade” . As primeiras bonecas foram confeccionadas por mães escravas que viajavam em navios negreiros vindos da África para o Brasil. Para acalentar os filhos as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuletos.

Programação

EXPOSIÇÃO A CULTURA NEGRA EM DESTAQUE - Um retrato da cultura negra como elemento de formação étnica e histórica do Brasil, com trabalhos realizados por artistas da cidade. Visitação: até 21/11, no Espaço Cândido Portinari.
EXPOSIÇÃO DESENHOS DE JOÃO PINHEIRO - Quadrinista, desenhista e ilustrador , João Pinheiro retrata a vida de Carolina Maria de Jesus em desenhos e ilustrações. Visitação: Até 20 de novembro. Palestra: 18/11 às 19h.
SARAU CÊNICO NEGRITUDE - Apresentação dos trabalhos das turmas da Casa de Cultura e Cidadania de teatro, dança, capoeira, circo, enfatizando a questão racial. Dia - 17/11, quinta-feira, às 19h - Livre.
SHOW BANDA BERIMBROWN – O grupo apresenta seu mais novo trabalho intitulado Lamparina, na sexta-feira (18/11). Ingressos à venda: a partir de 16/11 na bilheteria do Teatro Clara Nunes, de R$ 15 a R$ 30. Informações: 4056-3366.

EVENTO ESPECIAL – DIA 19 DE NOVEMBRO
Kizomba, Consciência Negra - Diadema no Centenário do Samba, Negritude em Festa
Em 2016 o Samba, ritmo musical criado pelos escravos africanos, símbolo da tradição cultural brasileira e patrimônio imaterial reconhecido pela Unesco (2005) como Patrimônio da Humanidade, completa 100 anos. Diadema neste Centenário do Samba realiza no próximo dia 19 de novembro, no Centro Cultural Diadema, programação especial para comemorar o feito.
14h – Apresentação de grupo afro CASA DE CULTURA E CIDADANIA
14h20 – Documentário LECI BRANDÃO – MILITANTE DA LIBERDADE - encontro com o produtor e diretor da Terra Negra Filmes (TNF), Anderson Lima, no qual serão apresentadas ao público as etapas de criação do documentário "Leci Brandão - Militante da Liberdade" que está sendo feito em homenagem aos mais de 40 anos de carreira da sambista.
15h40 – Homenagem ao Samba – ESCOLA ESTADUAL JOÃO RAMALHO
16h30 – TAMBOR DE CRIOLA OU PUNGA, de origem africana praticada no Maranhão, em louvor a São Benedito é uma dança alegre, marcada por cantos e muitos movimentos dos brincantes (coreiras e coreiros)
17h30 – DENTINHO DO OXÓSSI – músico, percussionista, pesquisador e compositor das escolas Unidos de Vila Nogueira e Camisa Verde e Branco apresenta no CC Diadema o projeto cultural “Samba Autêntico” . Trata-se de um trabalho de pesquisa que começou há 17 anos e que visa a preservação do samba tradicional, com enfoque especial ao samba paulista e seus baluartes.
18h30 – Show com ritmistas e passistas da escola Eldorado Estação do Samba.

BIBLIOTECA OLIRIA DE CAMPOS
A NEGRITUDE REVISITADA ATRAVÉS DAS CANÇÕES - Palestra com o fotógrafo Marco Aurélio Olimpo que vai falar sobre o papel do negro no contexto do cancioneiro popular. Inscrições no MAP, por meio do tel. 4071 4243. Dia - 16/11, quarta-feira, ás 19h30 - Livre.
OS AMIGOS - Roda de leitura com o texto recolhido da África Ocidental e recontado por Celso Sisto no livro Mãe África. A amizade de uma criança nascida na floresta com um animal irá explicar as relações entre homens e os bichos. Mediação: André Santos e Margarete Barrucci. Dia - 18/11, sexta-feira, 14 horas – Livre.
ABECEDÁRIO AFRO DE POESIA - Para familiarizar crianças com as palavras de origem africana, realizaremos brincadeiras com poesias do livro “Abecedário Afro de Poesia”, de Silvio Costa e ilustrado por Fernando Tangi. Agendamento de grupos: bibliotecacentraldiadema@gmail.com Durante todo o mês de novembro – a partir dos 7 anos.

MUSEU DE ARTE POPULAR (MAP)
NEGRAS MÃOS, ARTE BRASILEIRA - A negritude da cultura popular através de oito artistas afrodescendentes: Valdomiro de Deus, com pinturas que fazem uma crítica política e social; João Cândido da Silva, que aborda o amor em uma escultura em cimento policromado; Ordalina, com pinturas em madeira que representam as religiões de matriz africana; Zhena, com máscaras em casca de palmeira imperial; mestre Otavio Bahia e Louco Filho, representando orixás em esculturas de madeira; Beto Rasta, com oratórios para orixás em madeira pintada; e Gil Tavares, mestre do cinzel, com ornamentos para orixás em folha de flandres. Agendamento para escolas e grupos especiais pelo telefone ( 11) 4071-4243. Visitação até 6/12, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h; sábado, das 9 às 13h - Livre.

CENTRO CULTURAL SERRARIA
KIRIKU E A FEITICEIRA - Animação. Um menino minúsculo enfrenta a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, e ainda pegou todo o ouro que tinham. Dia: 9/11, quarta-feira, 15h – Livre.

BIBLIOTECA INTERATIVA DE INCLUSÃO NOGUEIRA
EXPOSIÇÃO - NEGRO: CONQUISTA DE DIREITOS - Acervo especial sobre negritude, ações afirmativas, lei de cotas, poesia, música, cultura afrobrasileira. De 4 a 25/11, das 9 às 16h – Livre.

CENTRO CULTURAL NOGUEIRA
BANDA IMPROVISÍVEIS - Formada em 2011, a banda tem um repertório diferenciado que transita pelos clássicos, pop, blues, soul e indie. 
Dia: 18/11, sexta-feira, às 19h30 – Livre.

CENTRO CULTURAL E BIBLIOTECA PROMISSÃO
NEGA QUE É NEGA NÃO NEGA SER NEGA NÃO! - Neste documentário, a pluralidade é a força do universo feminino negro, mulheres que são referência para futuras gerações. Grandes exemplos de resistência e luta contra os persistentes processos de exclusão. Direção: Fábio Nunez. Dia: 9/11, quarta-feira, às 19h – Livre.

CENTRO CULTURAL HELENY GUARIBA
NZUÁ E O ARCO-ÍRIS - Um menino nascido em Angola representa o sonho que existe em cada um de nós: o mundo da paz. Mediação: Vânia Regina. Dia: 9/11, quarta-feira, 14h30 – Livre.
IÊ - A GUERRA DO PARAGUAI, A CAPOEIRA E OS ZUAVOS BAIANOS - Com José Faustino.Monólogo de linguagem direta e acessível, conta a história de um ex-combatente negro da Guerra do Paraguai, que sofre de grave sequel de ferimento e dramas de consciência. Dia: 17/11, quinta-feira, às 19h30 – 14 anos.

CEU DAS ARTES / CENTRO CULTURAL E BIBLIOTECA INAMAR (O Centro Cultural Inamar encontra-se em reformas e suas ações serão realizadas no espaço CEU das Artes)
AFROCONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - Duas narrativas baseadas em contos africanos: Nzuá e o Arco-Íris e O Reizinho Congolês. Mediação: Vânia Regina e Adélcio Morais. Dia: 18/11, sexta-feira, 10h – Livre.
SARAU DO INAMAR - Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, apresentações de oficinas e do grupo de rap Mentes do Gueto. Dia: 22/11, terça-feira, às 19h30 - 14 anos.

CENTRO CULTURAL TABOÃO
ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - EXPOSIÇÃO DE MÁSCARAS e SARAU - Trabalhos das oficinas de artes integradas e teatro infantil orientados pela arte-educadoras Maria Cardoso e Fabiana Ribeiro. Dia: 18/11, terça-feira, às 10 e às 14h – Livre.
IÊ - A GUERRA DO PARAGUAI, A CAPOEIRA E OS ZUAVOS BAIANOS - Com José Faustino.Monólogo de linguagem direta e acessível, conta a história de um ex-combatente negro da Guerra do Paraguai, que sofre de grave sequela de ferimento e dramas de consciência. Dia: 18/11, sexta-feira, às 19h30 – Livre.

CENTRO CULTURAL VLADIMIR HERZOG
CONFECCÇÃO E HISTÓRIA DA BONECA ABAYOMI - Neste encontro o público confecciona, interage e reconstrói a história e significados da boneca africana Abayomi. O curso é ministrado por Maria Dias, culinarista, pesquisadora e arte-educadora da AfroEscola de Ribeirão Pires. Dia: 17/11, quinta-feira, às 14h – Livre.

BIBLIOTECA SANTA LUZIA
AFRICANIDADES - Exposição em homenagem ao Mês da Consciência Negra. De 1 a 30/11, segunda a sexta-feira, a partir das 9h – Livre
OS AMIGOS - Roda de leitura do livro Mãe África, de Celso Sisto, que aborda a amizade entre homens e animais. Mediação: André Santos e Margarete Barrucci. Parceria Secult/UBS Nações. Dia: 10/11, quinta-feira, às 10h – a partir de 7 anos (no antigo Hospital Infantil, Av. das Nações, 290). Dia: 17/11, quinta-feira, às 9h30 e às 15h – a partir de 10 anos.
NZUÁ E O ARCO-ÍRIS - Um menino nascido em Angola representa o sonho que existe em cada um de nós: o mundo da paz. Mediação: Vânia Regina. Dia: 25/11, sexta-feira, 15h – Livre.

CINE ELDORADO
SESSÃO SPIKE LEE-
Dia 17/11 – quinta-feira, às 19h, filme “A Última Noite”. Legendado. Drama. 2h15 min. Diretor Spike Lee – 2002.
Dia 24/11 – quinta-feira, às 19h, filme “O Plano Perfeito”. Legendado. Policial/Suspense. 2h10 min. Diretor Spike Lee – 2006.

ENDEREÇOS DOS CENTROS CULTURAIS
Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes/ Espaço Cândido Portinari - Rua Graciosa, 300, Centro .Tel.: 4056-3366.
Museu de Arte Popular Diadema (MAP) - Rua Profª Vitalina Caiafa Esquível,96 – Centro. Tel.: 4071-4243.
Biblioteca Olíria de Campos Barros - Rua Graciosa, 300, Centro. Tel.: 4055-9205.
Centro Cultural Serraria - Rua Guarani, 790, Bairro Serraria. Tel.: 4056-4950.
Centro Cultural Eldorado - Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Bairro Eldorado. Tel.: 4059-1649.
Cine Eldorado - Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Bairro Eldorado. Tel.: 4059-1649.
CEU das Artes/Centro Cultural Inamar – Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254, Jardim União. Tel.: 4043-5476.
Centro Cultural Nogueira - Rua Marcos de Azevedo, 240, Vila Nogueira. Tel.: 4071-9300.
Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira - Rua Bernardo Lobo, 263, Vila Nogueira.Tel.: 4071-9684 4077-0122.
Centro Cultural Promissão - Rua Pau do Café, 1500, Jardim Promissão.Tel. 4066-5454.
Centro Cultural Heleny Guariba - Rua Barão de Uruguaiana, 87, Jardim Ruyce. Tel.: 4067-4292.
Centro Cultural Vladimir Herzog - Rua Eduardo de Matos, 159, Jardim Campanário. Tel.: 4091-2299.
Centro Cultural Taboão - Av. D. João VI, 1393, Bairro Taboão. Tel.: 4077-1643.
Biblioteca Santa Luzia - Rua Martins Fontes, 110, Jardim Santa Luzia. Tel.: 4072-3016.
Via ABCD Maior

0 comentários:

Postar um comentário