quinta-feira, 30 de março de 2017

O primeiro colégio bilíngue de Mauá utiliza plataforma internacional

O Pearson Bilingual Program é conhecido mundialmente e foi criado nos Estados Unidos

Bilíngue é um termo utilizado a uma pessoa que sabe falar duas ou mais línguas. No entanto estudos descobriram que ser bilíngue é algo muito mais amplo. O bilinguismo diz muito mais sobre o funcionamento do cérebro, estilo de criação e comportamentos cognitivos e sociais do que o simples ato de falar dois idiomas. Atualmente este fenômeno chama muita atenção de diversas áreas da educação e da medicina que buscam entender melhor todos estes processos.

Além disso ocorrem muitos estudos em cima dos tipos de perfis bilíngues:

Precoces: Os que aprendem a segunda língua desde criança e desenvolvem uma habilidade de compreensão natural para outros idiomas e assim sendo lidam melhor com problemas, pois foram ensinados desde cedo que há dois atalhos para se comunicar e resolver conflitos.

Tardios: Os que aprendem a segunda língua a partir dos 11 anos, o que exige um esforço maior do cérebro e diferentes técnicas de aprendizado para aquisição da língua.

Pioneirismo em Mauá


Em Mauá o Colégio Renil, primeira escola a implantar o programa bilíngue na cidade, coloca ao alcance dos alunos um sistema conhecido mundialmente e criado nos Estados Unidos. O Pearson Bilingual Program se destaca por adotar fórmulas de aprendizado que não comprometem a formação escolar dentro do currículo brasileiro.

O curso pode ser feito a partir dos 4 anos de idade, quando o aluno ainda frequenta o primeiro ano do ensino infantil e isso proporciona o aprendizado natural e real. Natural por reunir experiências sensoriais e interativas que usam todos os seus sentidos e proporcionam atividades diferentes de uma sala de aula comum. Real porque se ensina conteúdo acadêmico em inglês. O aluno tem contato com diversas informações novas em um idioma diferente. Ensina a socialização com temas de vivência como, por exemplo, autoimagem positiva e hábitos saudáveis. Auxilia no desenvolvimento cognitivo e uma maior multiculturalidade.

As aulas são ministradas no período oposto ao que o aluno frequenta normalmente a escola, com duas horas diárias de segunda-feira à sexta-feira, totalizando 10 horas semanais. Assim, é um curso muito intensivo se comparado às escolas tradicionais de inglês e, durante as aulas, toda a conversação e interação são realizadas na língua inglesa. Para se der ideia, nas aulas de ciências, testes e experiências são totalmente trabalhados em inglês. O mesmo se aplica a todas as matérias ministradas.

0 comentários:

Postar um comentário