segunda-feira, 27 de março de 2017

Colégio Renil comemora o Dia do Circo

“A gente acredita na tradição como parte fundamental na formação do cidadão”


Para celebrar o Dia do Circo o Colégio Renil em Mauá trabalha o tema com as crianças, aplicando conceitos que agregam a cultura à formação da pessoa. Durante os dois períodos letivos (manhã e tarde) os alunos trabalham o tema sob orientação dos professores, desenvolvendo várias atividades em sala de aula.

A tradição do circo - Alegria e diversão

Os primeiros circos surgiram em Roma no século III a.C., com espetáculos de corridas, lutas de gladiadores entre si ou com animais e alguns jogos de ginástica. O mais conhecido da época era o Circo Máximo que reunia 150 mil pessoas em um só espetáculo
Hoje, 27 de março, é comemorado o Dia do Circo no Brasil e a escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, essa é a data de seu nascimento. Piolim era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias.
https://t.dynad.net/pc/?dc=5550001577;ord=1490618064863Abelardo Silva participou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolin foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam de barbante (piolin na língua espanhola), por ser muito magro e ter pernas compridas.
O palhaço ficou conhecido mundialmente, recebendo homenagens como exemplo de artista popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922.

Os circos modernos e os maus-tratos aos animais

Os circos sempre se utilizaram dos animais para dar mais graça às suas apresentações, porém esses eram maltratados, castigados e machucados para cumprirem suas tarefas. Hoje em dia vários circos aboliram esses costumes, pois ferem os princípios morais dos homens em respeito à natureza.
Os espetáculos dos circos modernos estão voltados para os desafios do próprio homem, a superação dos limites e outras formas de agradar o público.
Dentre os mais famosos da atualidade temos o Cirque Du Soleil, canadense, criado em 1984. Os shows promovidos são de pura arte, onde milhares de artistas de todo o mundo se apresentam juntamente com efeitos de luzes, cores e sons.
                                                                                         Com informações do Mundo Educação




0 comentários:

Postar um comentário