sexta-feira, 24 de março de 2017

Caminhada encerra Semana da Água em Mauá

Por toda esta semana que envolve o Dia Mundial da Água, 22 de março, governos, instituições e segmentos ligados ao setor promoveram eventos para marcar a data por todo o mundo. Em Mauá, Sama, Odebrecht e Prefeitura da cidade ocupam todos os dias da semana (encerra domingo), com atividades recreativas e de conscientização, agregando escolas, associações e vários outras áreas socioeducativas. Veja roteiro em “Água, bem de todos”, é campanha da Sama.

O Dia Mundial da Água

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2- A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;       
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Como toda a população necessita da água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.
O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!   
(Fonte: Brasil Escola)

Odebrecht Ambiental focou saneamento

Empresa promoveu palestras e visitas à ETE

A Odebrecht Ambiental, empresa que detém a PPP (Parceria Pública Privada) para a coleta de esgoto em Mauá, também realizou atividades de conscientização durante a Semana Mundial da Água. Com o programa implantado pela empresa, Portas Abertas  - Conhecendo o Sistema Público de Esgotamento Sanitário de Mauá, reuniu alunos de escolas públicas, autoridades, coordenadores pedagógicos em palestras e visitas à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), denominada de Fábrica de Água Limpa, no bairro Capuava. Também na quarta-feira, 22, utilizando um sistema de transmissão por uma rede social, foi agendada visita à ponte sobre o Rio Tamanduateí na divisa do município, com monitoramento da qualidade da água do Rio Tamanduateí e plantio de 50 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica. De acordo com o divulgado pela empresa, hoje haverá o encerramento com atividade na ETE, abordando o tema água e óleo, com destaque para a reciclagem do óleo de cozinha, elemento considerado altamente poluidor do meio ambiente.

“Água, bem de todos!” é campanha da Sama

A SAMA (Saneamento Básico do Município de Mauá) trabalha durante toda esta semana a campanha “Água, bem de todos!”, em comemoração ao Dia Mundial da Água 2017 (22 de março), realizada em parceria com a Prefeitura de Mauá. A programação inclui atividades educativas, culturais e esportivas, que vem acontecendo por de toda a semana. Estão fazendo parte do programa ações de plantio de mudas de árvores, monitoramento da qualidade da água do Rio Tamanduateí, visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mauá, shows gratuitos e aulas de ginástica na Praça 22 de Novembro e a grande Caminhada das Águas encerrando o evento na manhã de domingo (26).

Cada ano um tema diferente é escolhido pela ONU como base para abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. O tema deste ano é “Água Residual”. Mas Mauá ainda não aderiu aos processos de tratamento para reutilização da água. Na cidade, o tratamento da água é realizado, mas não para reuso. Por isso, a Sama optou por fazer uma celebração focada na importância da água para a vida das pessoas e a consequente necessidade de sua preservação e uso sustentável. A partir do slogan “Água, bem de todos!”, a proposta da autarquia é realizar atividades que divulguem a imensa importância desse bem natural na vida de todos. O objetivo é reforçar à população de Mauá a necessidade de preservar e cuidar da água como um patrimônio ambiental.

Na cerimônia de lançamento da campanha, estavam presentes o superintendente da SAMA, Israel Aleixo de Melo, o prefeito Atila Jacomussi e o presidente da Câmara, vereador Admir Jacomussi, representando o poder Legislativo.

A programação segue até domingo.

Hoje, 24 de março (sexta-feira) 9h - Monitoramento da qualidade da água do Rio Tamanduateí e plantio de 50 mudas de árvores nativas - Organização Secretaria do Meio Ambiente. Local: Parque Municipal Gruta de Santa Luzia.

Praça 22 de Novembro
14h - Circo de Rua.
15h - Apresentação de Teatro e Dança - Associação Estrela Azul.
16h - Flavio Whisti e Grafite.
17h - Banda Korban.
18h - MC Menor da CK.
19h - Banda Vibração Sol

Amanhã, 25 de março (sábado) 13h - Grupo de Teatro Bola de Neve - Mauá. Local: Praça 22 de Novembro. 14h - Apresentação de Capoeira, Samba de Roda e Maculelê. Local: Praça 22 de Novembro. 16h - Banda LaVolta. Local: Praça 22 de Novembro. 17h - Banda Ecologia. Local: Praça 22 de Novembro.


26 de março (domingo) GRANDE CAMINHADA DAS ÁGUAS Saída às 7h do Boulevard Central e término no Parque Municipal Gruta de Santa Luzia.

Plantio de árvores da Mata Atlântica em Mauá

0 comentários:

Postar um comentário