sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Orosco pedirá demissão da Prefeitura de Mauá

Vice-prefeita Alaíde Damo pede exoneração de Orosco.Mãe de Vanessa sustenta que o genro queria induzir a esposa ao suicídio

Alaide Damo (reprodução)
O Presidente do PMDB de Mauá, José Carlos Orosco Júnior decidiu pedir exoneração do cargo de secretário de Obras no governo de Atila Jacomussi (PSB). Ele foi acusado de agressão física e psicológica por sua mulher, a ex-deputada estadual Vanessa Damo (PMDB). Ele nega ter agredido a peemedebista.

Além de Júnior Orosco, sairá da gestão a secretária de Assuntos Jurídicos, Camila Brandão Sarem. Ela é apontada como pivô do processo de divórcio entre o peemedebista e Vanessa Damo. Embora tenha sido indicação do governo do Estado, o núcleo duro descobriu que Júnior Orosco fez lobby por sua contratação junto ao Palácio dos Bandeirantes – Camila chegou a ser procuradora-geral em Ribeirão Pires.

O clima ficou insustentável depois que Júnior Orosco sugeriu a Atila que houvesse a nomeação de seu pai, José Carlos Orosco Roman, como secretário de Obras, em seu lugar. Roman também foi acusado por Vanessa de ajudar o filho na agressão cometida no domingo.

Em um primeiro momento, o secretário de Educação, Fernando Coppola, o Xuxa (PMDB), permanecerá. Xuxa foi indicação direta de Júnior Orosco para a vaga. Ele havia sido chefe de gabinete de Vanessa Damo na Assembleia Legislativa. Porém, o núcleo duro avalia a situação, principalmente se Júnior Orosco decidir se opor ao governo assim que deixar a Prefeitura oficialmente.

Ontem, Júnior Orosco redigiu nota se defendendo das acusações feitas por Vanessa. “Nunca a agredi, a violência não faz parte da minha índole e continuo a respeitando como mulher, profissional e mãe de minhas filhas. É com elas, acima de tudo, que me preocupo. Estou adotando as devidas medidas judiciais, para proteger meus direitos e os direitos delas. Reconheço a crise emocional por qual passa Vanessa Damo e farei de tudo para ajudá-la a superar esse momento. Rogo, apenas, que ela, seus familiares e a imprensa respeitem a privacidade e o direito à felicidade de minhas filhas.”

EXPULSÃO

Vice-presidente do PMDB Mulher no Estado, Maria do Carmo Guilherme, vereadora por Rio Claro, pediu a expulsão de Júnior Orosco dos quadros partidários. “Quem bate em mulher tem que ser punido com o rigor pela lei. Lutaremos internamente junto às instâncias partidárias para que este senhor seja punido e afastado de suas atividades no PMDB, pois não permitiremos, de forma alguma, que isto ocorra dentro de um partido que nos dá a oportunidade de lutar pelos nossos direitos, ideologias e conquistas.” 

Vice-prefeita Alaíde Damo pede exoneração de Orosco

Mãe de Vanessa sustenta que o genro queria induzir a esposa ao suicídio

A vice-prefeita de Mauá, Alaíde Damo (PMDB) resolveu quebrar o silêncio e falou ao ABCD MAIOR sobre o caso envolvendo a filha, a ex-deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) que acusa o marido, o secretário de obras da Prefeitura, José Carlos Orosco Júnior de agressão física. Alaíde defendeu a exoneração imediata do secretário. Alaíde Damo disse que a filha está muito machucada e está sob medida protetiva.

O caso foi registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Mauá na última segunda-feira (23/01), onde Vanessa deu a sua versão do episódio ocorrido no dia anterior, quando foi ao apartamento dos sogros para recuperar as duas filhas do casal, uma de um e outra de três anos de idade. A ex-parlamentar e o marido discutiram e, de acordo com o termo de declarações da vítima, Orosco teria agredido Vanessa, arrastando-a para o elevador do prédio, com a ajuda do pai, José Carlos Orosco Roman. O secretário de Obras teria, ainda de acordo com Vanessa, tentado asfixiá-la. A Polícia Militar foi chamada e separou o casal, tendo a ex-deputada conseguido levar as filhas.

REFÚGIO

Alaíde conta que Vanessa e as netas estão sob seus cuidados, em local que Orosco não conhece. “Minha filha está com o ombro deslocado, está muito machucada, mas agora está se fortalecendo. Ela sofreu muito, pois aquele homem (Orosco Júnior) queria levar minha filha a cometer suicídio. Eu criei muito bem a minha filha, não foi para ela ser espancada”, desabafou a mãe.

Ainda de acordo com a vice-prefeita, Vanessa preferiu inicialmente não tornar público o atrito com Orosco. “Ela não contava nada para a família porque tinha medo. Meu marido tem 84 anos e ela temia pelo mal que isso poderia fazer à saúde dele. Acho também que ela não estava acreditando que o primeiro namorado, e pai de suas filhas, estava fazendo. Ele estava levando minha filha ao suicídio”, diz Alaíde, que disse ter em mãos vídeos que mostram a agressão sofrida pela filha. "Eu fui resgatar minha filha das mãos dele. Ele (Orosco Júnior) me odeia porque eu o enfrento. Eu pedi ao Átila que tomasse logo uma posição pela exoneração", disse a vice-prefeita.


Extraído do DGABC e ABCD Maior

0 comentários:

Postar um comentário