sábado, 21 de janeiro de 2017

Carreta Mulheres de Peito chega a Mauá em fevereiro

Atila lança o Programa Mauá Mulher: prefeito articulou pela chegada da carreta a Mauá quando ainda era deputado. Foto: Roberto Mourão / PMM


Um novo olhar a todas mauaenses. Esta é a síntese do Programa Mauá Mulher, lançado pelo prefeito Atila Jacomussi na manhã desta sexta-feira (20/1), no Teatro Municipal. O objetivo é a prevenção e o combate do câncer de mama e de colo de útero, e de outras doenças que atingem o público feminino. E a primeira ação efetiva é a chegada da Carreta Mulheres de Peito, do Governo do Estado, que realiza mamografias gratuitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A carreta será estacionada na Praça 22 de Novembro, no Centro, em frente ao Torra-Torra. Atenderá de 7 de fevereiro a 4 de março. De segunda a sexta-feira, funcionará das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 13h. A capacidade é de realização de 50 exames por dia (20 aos sábados).

E não tem burocracia. Mulheres com 50 anos ou mais só precisam apresentar o RG e o cartão SUS para serem atendidas. E as que tem até 49 anos necessitam do pedido emitido por um médico das redes particular ou pública. Além de mamógrafo, o veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

A chegada da Carreta Mulheres de Peito a Mauá é uma reivindicação de Atila ao Estado quando ainda era deputado, atendendo pedido do vereador Admir Jacomussi. “Mas, infelizmente, a antiga administração municipal não entendeu a grandeza desta ação e, por duas vezes, impediu a chegada da carreta à nossa cidade, deixando mais de 4 mil mulheres na fila da mamografia”, afirmou o chefe do Executivo.

A presidente da Rede Voluntária Feminina de Combate ao Câncer de Mauá (Refema), falou um nome de 160 mulheres que estão na fila da mamografia e prestigiaram o evento. “Desde que o Atila foi vereador e deputado defende a Saúde da Mulher e a luta contra o câncer. Obrigado prefeito por nos presentear com essa grande conquista. Para mim, que faço aniversário hoje, é um presente ainda mais especial.”

A primeira-dama de Mauá, Andreia Rolim Rios, saudou as mulheres guerreiras de Mauá. “Essa é uma conquista que vai resgatar a autoestima da mulher mauaense”, projetou. Os secretários de Saúde, Márcio Chaves, e de Comunicação Social, Márcio Souza, também participaram do ato.

0 comentários:

Postar um comentário