segunda-feira, 24 de abril de 2017

Mauá celebra Dia do Índio com exposição

Acervo do Museu Barão de Mauá aproxima visitantes da cultura indígena e conta sobre origem de nomes de bairros vindos dessa interação


O acervo estará aberto para visitação até o dia 10/6 e é possivel agendar visitas monitoradas

A Prefeitura de Mauá celebra o Dia do Índio, nesta quarta-feira (19/4) com a exposição Índio da Terra Brasil, no Museu Barão de Mauá.

A exposição traz objetos de uso de tribos como a Xingu, Xavante e a Tupi Guarani, entre outras, para observação e interação com o visitante. São armas, utensílios, adornos, máscaras rituais e artesanato que podem ser vistos em amplo acervo disponível no local.

Fotos de processos manufatureiros de farinha de mandioca e trançados de palha e sisal, com utensílios usados no processo, também são mostrados no acervo para que o visitante possa entender melhor o dia a dia dos índios, propondo um novo olhar sobre esse povo, seu modo de viver, de pensar e de produzir.

A exposição traz ainda um painel que mostra como a cultura indígena está enraizada em Mauá, com uma lista completa de nomes de origem indígena que deram nomes a bairros, comunidades, rios e até mesmo da cidade. É nesse painel que se descobre, por exemplo, que Mauá significa ‘Terra erguida entre baixas alagadiças’.

Para os pequenos, o passeio também é motivo de muita diversão e descoberta. Nas exposições guiadas, os visitantes recebem uma série de atividades que podem ser feitas durante ou depois da visita, com jogos de caça-palavras, de pintura, desenho e dicionários para que as crianças possam melhor fixar a aprendizagem. O acervo estará aberto para visitação até o dia 10/6 e é possível agendar visitas monitoradas pelos telefones 4519-4011/ 4519-6456. 

0 comentários:

Postar um comentário