sábado, 29 de abril de 2017

Balé no Colégio Renil

Atividade extracurricular proporciona inúmeras vantagens

Além da beleza e leveza, estudo feito pela Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, apontou grande eficiência no balé na formação física humana, mais ainda que a natação, tida como um dos exercícios mais completos. A equipe de pesquisadores comparou o desempenho de membros da famosa academia Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. Os bailarinos apresentaram melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico analisadas, como equilíbrio psicológico, flexibilidade e equilíbrio corporal.  "A técnica é indicada tanto para crianças como para adultos por ser uma atividade física que trabalha todo o corpo, como poucas modalidades esportivas fazem", afirma o ortopedista Marcelo Cavalheiro, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. O itens destacados foram:
Respiração de atleta - É necessário muito fôlego para concluir a coreografia. Por isso, faz parte das aulas aprender a respirar aproveitando o máximo possível da capacidade do diafragma
Postura perfeita - O balé clássico trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas. Isso proporciona equilíbrio corporal.
Músculos trabalhados - O balé promove hipertrofia, ou seja, aumenta e fortalece os músculos tanto quanto a musculação. A técnica estimula tantos os membros inferiores quanto superiores, por conta de exercícios de salto, sustentação em determinadas posições e força nos braços para carregar as bailarinas (nos casos dos homens).
Barriga chapada - Bailarino com barriga saliente é algo raro de ser ver. Primeiro porque a postura correta é cobrada o tempo todo nas aulas, o que inclui encolher a barriga. Segundo, porque é uma atividade física como qualquer outra que proporciona queima de calorias.
Flexibilidade - Nesse ponto, o balé pode ser melhor até que a musculação de academia, porque alonga e trabalha os músculos ao mesmo tempo.
Bem-estar e percepção corporal - Por ser ao mesmo tempo uma atividade prazerosa - os movimentos acontecem de acordo com o compasso da música - e um exercício físico que libera endorfina, uma substância responsável pelo prazer, o balé proporciona muito bem-estar.
Agilidade e coordenação motora - Conforme o aluno consegue aprender e executar os exercícios básicos de balé, os passos vão ficando mais difíceis. A complexidade dos movimentos aumenta em cada estágio, exigindo cada vez mais agilidade e coordenação motora.
Colégio Renil oferece aulas duas vezes por semana
Como parte das atividades extracurriculares que incluem também judô e futsal (futebol de salão) o Colégio Renil promove duas aulas semanais de balé, às segundas e sextas-feiras. 

“Nossas instalações são dotadas de espaços próprios e devidamente equipados para todas as atividades, inclusive o balé, onde promovemos parceria com a tradicional escola Monica Ballet”, explica a diretora Renilce Amianti, justificando que a meta do Colégio Renil é a formação da pessoa como um todo e assim,  a busca incessante em oferecer ensino e atividades de ponta. “Trabalhamos com o renomado sistema de ensino Pueri Domus, bem como com a formação bilíngue pelo sistema Pearson, além de um corpo acadêmico que reúne profissionais da educação altamente qualificados”, finaliza.


Aulas de balé no Colégio Renil – diversão, aprendizado e forma física adequada.


0 comentários:

Postar um comentário