segunda-feira, 24 de abril de 2017

Grupo ‘Revelar’ de Apoio a Adoção em Mauá

Formado por voluntárias, que ativamente trabalham com famílias adotantes e crianças/adolescentes aptos a adoção


As voluntárias: Daniele, Vaine e Miriá


Formado por voluntárias, que ativamente trabalham com famílias adotantes e crianças/adolescentes aptos a adoção no Município de Mauá.

Maio é o mês da adoção no Brasil, e por este motivo é necessário levantarmos algumas bandeiras pela causa, pois trata-se de um processo longo e desgastante envolvendo pessoas que se dispõem a adotar e aquelas que aguardam uma família.

Além disso, após a concretização do processo de adoção se faz necessário um acompanhamento técnico e psicológico buscando a consolidação do processo.

Em Mauá, um grupo liderado por três profissionais mulheres, uma assistente social e duas psicólogas, tem trabalhado de forma voluntária para auxiliar e promover a adoção de forma intensa no Municipio.
Vaine Santana Fontes, é filha por adoção e hoje psicóloga, foi quem idealizou o Projeto, que após conhecer outras profissionais que também tinham sonho em lutar por esta causa, juntaram-se e formou o Grupo de Apoio a adoção.

Sendo elas, Miriá Ferreira dos Santos, mãe por adoção e Assistente Social, também atua como coordenadora de um Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes e Daniela Ferreira da Mata Ferreira, também psicóloga e coordenadora de um Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes, antigamente denominado de abrigo ou orfanato.

As três lideram o GAAM - Revelar (Grupo de Apoio a Adoção de Mauá), fundado em outubro de 2016, mas que já vinha sendo idealizado a cerca de 10 anos, como afirmam as participantes.

O Projeto concretizou-se com o apoio do Grupo de Apoio Laços de Ternura de Santo André, já consolidado naquele Município, e no ano passado,  com o Projeto em mãos foram até o Fórum de Mauá e o apresentaram para equipe técnica e para o Ministério Público que se interessou de imediato, tendo em vista a impossibilidade do setor técnico em assumir esta responsabilidade, e de não existir  um trabalho nesse sentido na cidade.

 “Após essa apresentação, o setor técnico passou a nos encaminhar casais para participar do grupo, casais estes habilitados ou não, mas que necessitam deste respaldo, nosso primeiro encontro ocorreu em 28 de outubro de 2016, em uma sala cedida pelo Colégio Monsenhor Alexandre, ao lado da Igreja Matriz”, explicam.

As integrantes do GAAM- Revelar são unânimes ao afirmarem: “É de nosso conhecimento que muitas crianças brasileiras impossibilitadas de viver com suas famílias de origem sonham em ser amadas e inseridas numa família adotiva, direito este preconizado no ECA. 

Sabe-se também, que a filiação adotiva é repleta de preconceitos, e mitos e existem muitas facetas no universo da adoção que precisam ficar claras aos adotantes, para que a adoção seja bem-sucedida. “É preciso preparar os pais e futuramente seus filhos adotivos contra os fantasmas do abandono, contra os preconceitos e dúvidas que virão”, completam.

O GAAM- Revelar se reúne mensalmente na sede da ONG União de Saúde sem Fronteiras, localizada na Rua José Pinto, nº 152- Jardim Santa Lidia - Mauá, se propondo a trabalhar em parceria com pais adotantes e filhos adotivos, proporcionando suporte de caráter Psicológico, Social e Jurídico.

Primeira caminhada da adoção



Comemora-se em 25 de Maio O DIA NACIONAL DA ADOÇÃO, buscando chamar atenção para o tema , sensibilizar as autoridades e divulgar o próprio grupo, o GAAM-  Revelar estará promovendo em Mauá, no dia 21 de maio, sua primeira caminhada, a partir das 8:00  com saída do POUPATEMPO MAUÁ- encerrando-se no Fórum de Mauá simbolizando o Inicio e o Fim do Processo para os casais.

0 comentários:

Postar um comentário