quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Parlendas e trava-línguas marcam o Dia do Folclore

Turma do terceiro ano, período da manhã, durante atividades folclóricas
22 de agosto é o Dia do Folclore comemorado nacionalmente no Brasil. Para celebrar a data o Colégio Renil em Mauá aplicou entre os alunos o projeto com parlendas e trava-línguas.

A atividade foi muito bem recebida pelas crianças que se divertiram com os versos e movimentos corporais.

As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem brincadeiras, jogos e expressões corporais. Já no trava-línguas a brincadeira é com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. A sonoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam quem as pratica. O grande desafio é recitar sem tropeços a pronúncia das palavras.

“A iniciativa buscou, através da aplicação divertida, despertar o interesse do aluno não só pelas parlendas e trava-línguas, mas pelo folclore como um todo. Para isso ainda foram apresentados vários personagens do nosso folclore, como o Saci-Pererê, a Cuca, Iara, Curupira, entres outros”, destacou Aline Renil Amianti, diretora do Colégio.

Sobre o Colégio Renil

Instalado em Mauá, São Paulo, a instituição está no setor educacional há 10 anos e atualmente atende ao Ensino Infantil, Fundamental até o sexto ano, além de cursos profissionalizantes.

Para o próximo ano a direção do Colégio anunciou que terá turmas do sétimo ano, ensino integral e bilíngue, além de uma nova unidade educacional; o Renil Kids, para crianças entre 2 e 4 anos.


O Colégio Renil já está com matrículas abertas para as turmas de 2018.
Personagens folclóricos

0 comentários:

Postar um comentário