quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A neurociência e a Educação Infantil

*Nanci Oliveira
Alunos do Colégio Renil em sala de aula
A neurociência da aprendizagem é uma área nova que estuda o funcionamento do cérebro e, desse modo, nos revela como acontecem os processos internos que permitem o desenvolvimento humano e os processos necessários para se apropriar dos conhecimentos formais.

Embora a função simbólica (capacidade de simbolizar) e a formação de memórias de longa duração serem essenciais na aprendizagem dos conhecimentos formais, a cultura tem papel importante nesse processo e a função da escola é ensinar e transferir essa cultura para alterar e desenvolver processos internos na vida de uma pessoa. Sem a escola, isso não é possível. 

A educação Infantil tem uma grande relevância, pois neste período de desenvolvimento humano acontecem a formação e ampliação dos acervos de memória que fornecem bases para as aprendizagens escolares subsequentes. As estruturas cerebrais formadas neste período impactam por décadas a apropriação e utilização de sistemas simbólicos e os processos de pensamento.    

Neste período é que se dá o grande desenvolvimento da função simbólica da memória e da imaginação que na criança, ocorre pelo brincar, pela música, pelo desenho, pelas várias formas de narrativa. A neurociência estuda essa formação de memórias para diferentes aprendizagens e tem visto que as memórias se comunicam entre si durante as conexões (sinapses) dos neurônios.

A educação infantil e a exposição a estímulos sensoriais, motores, emocionais e sociais variados, frequentes e repetidos, nessa fase, contribuirá para a manutenção das sinapses já estabelecidas, com preservação de comportamentos com os quais nascemos, e para a formação de novas sinapses, resultando em novos comportamentos. Falta de estimulação pode levar à perda de sinapses. Com conhecimento científico, intercâmbio de experiências, julgamento crítico, paciência, vontade, disposição, energia, dedicação, mas sem euforia, poderemos fazer bom uso das contribuições da neurociência. E assim, saber como o cérebro funciona, pode, de fato, ajudar a educar.

O Colégio Renil – Pueri Domus, na busca pela excelência da qualidade de ensino, conta com um time dedicado e comprometido de professores, coordenadores e diretores, que estão em constante estudo, buscando a compreensão do sistema cognitivo humano, a fim de construir uma prática pedagógica consistente, sempre levando em consideração a individualidade de cada criança no processo de construção do conhecimento.

*Nanci Oliveira é professora no Colégio Renil


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