quinta-feira, 19 de abril de 2018

Viagem ao mundo da leitura


Viagem ao mundo da leitura é o nome de um projeto literário desenvolvido pelo Colégio Renil, em Mauá, que abrange os alunos dos ensinos infantil e fundamental, até o 7º ano, e que visa, por meio da apreciação de livros oferecidos pela escola, favorecer o desenvolvimento das crianças em diversas vertentes, como a alfabetização e interpretação de texto.

Os livros são estudados de maneira bimestral, ou seja, a cada dois meses o ciclo de interpretação de um título se renova. Os alunos recebem uma bolsa com a obra literária a ser  apreciada, que deve ser levada para casa na sexta-feira, e devolvida à escola na segunda, juntamente  com as atividades propostas. Assim, as crianças utilizam o tempo ocioso no final de semana para se divertir e fazer uma verdadeira viagem à imaginação.

Dentre os principais objetivos do projeto estão o desenvolvimento pelo gosto da leitura, a compreensão e interpretação de textos, além do desenvolvimento da criatividade dos alunos ao imaginar os cenários e o desenrolar das tramas.

“Nesse 1º bimestre as crianças se depararam com um mundo encantador onde ouviram e leram histórias cheias de mistérios, surpresas e curiosidades, aprenderam e se divertiram de forma lúdica e prazerosa. Assim formaremos leitores e escritores competentes. Pois todo saber é transmitido através desse instrumento primordial da comunicação humana na qual a leitura é uma das protagonistas.”, afirma o coordenador infantil, Guilherme Canato.

No Ensino Infantil I, por exemplo, as crianças estão apreciando o livro “O Jacaré Com Dor de Dente” (Walcyr Carrasco) como forma de ajudar no desenvolvimento e entendimento da saúde bucal. Já o 2º ano do Ensino Fundamental estuda o livro “Perdidos na Mata” (Ricardo Dreguer), que trabalha a inclusão, a percepção e os sentidos. Enquanto isso, o 6º ano do Ensino Fundamental analisa a obra “Cuidado, Não Olhe Pra Trás” (Stella Carr), com o intuito de despertar a imaginação através do mistério.

O Colégio Renil, em Mauá, atende crianças dos ensinos Infantil e Fundamental, e está localizado na Rua Luiz Lacava, 245 – Centro. O telefone para contato é o 11 4541 3325, ou o 11 4541 3900.  



0 comentários:

Postar um comentário