sábado, 14 de abril de 2018

Paralímpicos falam sobre bullying e inclusão de deficientes



Marco Aurélio e José Jesus, atletas paralímpicos medalhistas em olimpíadas, estiveram no Colégio Renil, em Mauá, palestrando para alunos dos 6º e 7º anos abordando dois assuntos muitos discutidos na atualidade: bullying e a inclusão de deficientes. 

Entre os temas abordados foram apresentadas as dificuldades enfrentadas pelos deficientes sob todos os aspectos e as negativas por parte das pessoas que, diante de suas limitações físicas, os julgam incapazes em superar obstáculos e, respectivamente, atingir objetivos.

Os palestrantes recomendaram “nunca desistir dos sonhos” e que o esporte é um grande aliado na inclusão do deficiente.

Os alunos se mostraram participativos e interagiram de forma efetiva, questionando, principalmente, a acessibilidade. “A questão da acessibilidade é um ponto muito importante. Muitos ainda não entendem o quanto é difícil, para deficientes, se locomoverem diante a obstáculos comuns como calçadas, portas, etc. Porém, ultimamente e com a aplicação de leis específicas, isso tem melhorados bastante”, garantiu Marco Aurélio.

Sobre bullying, José Jesus destacou que é algo a ser superado com inteligência e paciência.  “Já vivi momentos de angústia ao ser taxado por minha deficiência. Porém, aprendi a desconsiderar esse tipo de ação. Prefiro valorizar os que compreendem que a deficiência nos limita apenas até certo ponto. 

Prova disso é que alcançamos o pódio em nossa modalidade esportiva, ou seja, somos vitoriosos”.

Ao final os alunos tiveram a oportunidade de ver e tocar as medalhas conquistadas pelos atletas.


0 comentários:

Postar um comentário