quarta-feira, 21 de junho de 2017

“Mágico de Zó” no Colégio Renil

Peça desperta atenção ao meio ambiente


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Colégio Renil, em Mauá, trabalhou entre os alunos das salas de terceiro ano do Ensino Fundamental a peça “Mágico de Zó”, adaptação ao texto original “O Mágico de Oz”.

O ensaio busca desenvolver habilidades cênicas, oralidade, desenvoltura corporal, trabalho em equipe e, principalmente, disseminar para os demais alunos e familiares a importância da preservação da natureza e do meio ambiente.

Ao final da apresentação o público (alunos do colégio) recebeu sementes de girassol com instrução de plantio. Também foi convidado a registrar o processo e compartilhar as sementes com intuito de sensibilizar a própria família da importância da preservação ambiental para o futuro da humanidade.

O projeto foi desenvolvido pela coordenadoria pedagógica da escola envolvendo diversas disciplinas e considerado muito enriquecedor para os alunos.


Basicamente a história se resume em um passeio na fazenda quando a personagem Doroty perde seu cachorrinho Totó e sai em busca dele na floresta de Zó. Lá encontra com o Espantalho, que lhe conta como era Zó antes das maldades cometidas pela Bruxa. Juntos saem em busca de Totó e encontram a floresta desmatada, o rio poluído e o Boneco de Lata enferrujado pedindo socorro. O Boneco conta que a Bruxa o obrigou a cortar as árvores e o deixou na chuva sem óleo para suas articulações. O Espantalho coloca óleo no Boneco e o mesmo conseguindo se movimentar e falar conta do que foi obrigado a fazer e o que a Bruxa vem fazendo contra o meio ambiente. Os três em busca de Totó e da Fada Boa do Leste ouvem um rugido abafado e vêm um pobre leão preso em uma armadilha. Ele conta que a Bruxa má o capturou e o prendeu por não gostar dos animais. O Boneco de Lata solta o Leão da armadilha e juntos seguem em busca da Bruxa. No final do caminho das pedras amarelas eles se deparam com a Bruxa que conta que odeia as flores, a natureza, os animais, que adora jogar lixo nos rios e ver todo o ambiente destruído. Nesse momento a Fada Boa do Leste aparece com o Totó e juntos eles decidem dar uma lição na Bruxa. Ela teve que limpar os rios, replantar as sementes e trabalhar para que o meio ambiente fosse revitalizado e todos pudessem viver com alegria e harmonia.

Em cena, alunos das salas de terceiro ano dos períodos da manhã e tarde.






0 comentários:

Postar um comentário